quinta-feira, 12 de janeiro de 2017


Mapas do Nobel

 

                            Sempre desejei elaborar planilhas do Nobel. Agora, com as margens do modelo, podemos melhorar a apresentação, desde que alguém se disponha a fazer o quadro Psicológico (figuras, objetivos, produção, organização e geo-história, ou seja, quem, por quê, com quê, como e quandonde?). De que países (nascidos ou migrados) vieram os depois detentores do prêmio? O que fizeram? Quais eram seus objetivos professados e ao que chegaram de fato?

                            Evidentemente, como eu já disse noutro texto, o Nobel vai mostrar que a Aventura do Conhecimento (Magia-Arte, Teologia-Religião, Filosofia-Ideologia e Ciência-Técnica, e Matemática; obviamente o Nobel é parcial, privilegia principalmente a tecnociência, mais artes e a paz) é primordialmente européia e americana, vertente das tecnociências.

                            Um texto denominado Livro do Nobel poderia ser feito com as curiosidades, pequenas biografias, os valores dos prêmios em cada era e deflacionados, a comissão de concessão, a cerimônia de entrega (até com CD-ROM ou DVD ou fita), os aparelhos criados, os laboratórios, os institutos, as universidades onde foram festas a pesquisa & o desenvolvimento, as verbas empregadas, quantos anos foram empatados nisso, quais os critérios de concessão, os avanços científicos na compreensão do universo, e técnicos enquanto desdobramento socioeconômico. Há bastantes coisas a falar e o livro seria mais vendido que pão quente.

                            Um Mapa Mundi com a colocação de pontos de origem, trânsito e fixação dos premiados, retratos, endereços reais e virtuais de institutos que levam seus nomes e tantas outras coisas podem fazer parte.

Isso estimularia milhares de jovens a seguirem seus passos, com tanto proveito humano futuro.

                            Enfim, faz-nos falta.

                            Vitória, sexta-feira, 06 de dezembro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário