domingo, 15 de janeiro de 2017


IC no Modelo das Esferas Psicológicas

 

                            Veja a mesopirâmide (PESSOAS; indivíduos, famílias, grupos e empresas; AMBIENTES: municípios/cidades, estados, nações e mundo). Embora pessoas não possam ser ambientes, podem representá-los, como quando Paulo Hartung Gomes, chamado Paulinho Hartung, foi eleito governador do ES em 2002. São pessoas ditas “públicas”, publicadas, que foram além delas mesmas, assim como nas demais pessoas o indivíduo vai além de sua força e poder.

                            Agora, imagine que são esferas, com o indivíduo no centro. Teríamos RAIOS PESSOAIS e RAIOS AMBIENTAIS, de tal forma que um prefeito tem raio ambiental de ação ao nível do município/cidade. 

                            Agora, tomado o indivíduo como uma esfera em si, desde o mais simplório até aquele capaz de ver mais longe, teríamos RAIOS INDIVIDUAIS DE AÇÃO, correspondendo ao QIMC (Quociente de Inteligência, Memória e Controle) que pedi em substituição do QI (Quociente de Inteligência).

                            Tomando agora a Psicologia (figuras ou psicanálises, objetivos ou psico-sínteses, produções ou economias, organizações ou sociologias e espaçotempos ou geo-histórias), é evidente que algumas figuras vão se tornar dominantes e predar as esferas, tanto a individual quanto as outras, que são virtuais (como inteligência), embora reais (como memória) e virturreais (como controle). Ou seja, algumas figuras vão infectar as outras com seus QIMC’s, vão usar os demais para levar sua mensagem. É uma disputa no espaçotempo, um tremendo jogo de xadrez mental. Pegando Isaac Newton, está claro que a capacidade superior dele, de ver mais e além, tornou as pessoas e ambientes posteriores propagadores de seus programas. E assim por diante.

                            Agora vem a questão: como é que faremos, como é que temos feito, para obstaculizar ou reduzir os efeitos deletérios dos programas maliciosos (como esses de computador)? Como você pode ver, não há nenhum movimento racional, acordado, consciente de criação dessas portas corta-fogo dentro da Psicologia. Enquanto grupo identificado, posto ali pelas governempresas, não há. Em nenhuma das esferas psicológicas. Que mundo atrasado!
                            Vitória, sexta-feira, 13 de dezembro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário