terça-feira, 10 de janeiro de 2017


Filmes dos Auto-Relevos

 

                            É incrível que ninguém, nenhum dos tecnartistas tenha se voltado para a poetização ou prosificação dos auto-relevos, tantos os antigos quanto os modernos. Existem-nos aos milhares no mundo, sempre contando as histórias das elites, conforme eu já disse. Ou para sua transformação em desenhos, pinturas, fotografias e modelação computacional.

                            Seria preciso um trabalho preliminar de identificação de cada figura por volume, por cor, por sombras, com comparação de posição com as demais, pelo contexto geo-histórico, se houver ou for conhecido, por ligação com os super-reinos (fungos, plantas, animais e humanos), ordem de batalha ou procissão, etc. Há uma quantidade de ações, tomando-se o modelo em linha de conta. Classes do TER (ricos, médios-altos, pobres e miseráveis), classes do labor (agropecuaristas/extrativistas, industriais, comerciantes e dos serviços, e bancários), Bandeira da Proteção (lar, armazenamento, saúde e segurança, e transportes), Bandeira Elementar (ar, água, terra/solo e fogo/energia), luminosidade, posição no fazer (povo, lideranças, profissionais, pesquisadores, estadistas, santos/sábios e iluminados), modos políticadministrativos (Escravismo, Feudalismo, Capitalismo, Socialismo, Comunismo e Anarquismo) e assim por diante.

                            Aí reconstituir o espaçotempo enquanto espaço, afastando as figuras num plano e no espaço mesmo, reconstituindo as linhas e os pontos onde elas ficariam no sistema tri ortogonal cartesiano. Daí é preciso reconstruir a Psicologia (figuras ou psicanálise, objetivos ou psico-síntese, produções ou economias, organizações ou sociologias, e geo-histórias ou espaçotempos), a pertinência na pontescada tecnocientífica e no Conhecimento geral, se é um tecnartista em qualquer um dos 22 modos que listei, a qual das 6,5 mil profissões pertenceu e por aí afora, o máximo que se puder. Reconstruir o ESPECTRO LUMINOSO do cenário e as pessoambientes todas (pessoas: indivíduos, famílias, grupos e empresas; ambientes: municípios/cidades, estados, nações e mundo). Enfim, há muito trabalho a fazer. Daí a mídia (TV, Rádio, Revista, Jornal, Livro de Internet) geral entraria em campo para divulgar.

                            Com a modelação computacional um novo poder foi levantado e com ele pode-se muito, mais que em qualquer tempo, é uma das grandes novidades do mundo, aparecendo primeiro nos jogos eletrônicos, na propaganda e agora no cinema.

                            Há tarefa para milhares de pessoas e empenho para muitas décadas, eu creio, e diversão e ensinamento para dezenas e centenas de milhões, todo o povo humano por fim. Os governempresas devem investir tudo o que puderem nessa nova vertente expressiva, fazendo saltar das paredes a geo-história humana na Grécia, em Roma, na Pérsia, na China, no Camboja, no Peru, no México, onde for.

                            Através dos auto-relevos re-tratados saberemos mais sobre a psicologia humana mais antiga e com isso mais sobre nós mesmos.
                            Vitória, sexta-feira, 29 de novembro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário