segunda-feira, 16 de janeiro de 2017


Como Ouvir a Música?

 

                            Há um lado que é a melodia e outro que é letra, som e poesia, uma soma 50/50, um par oposto/complementar, a que poderíamos dar valores de um a cem, 1 a 100, desde o mais imperfeito até o mais perfeito. A Música geral tende a ser apreciada em sete níveis; povo, lideranças, profissionais, pesquisadores, estadistas, santos e sábios e iluminados, postas as diferenças. Os pesquisadores, mestres, doutores e pós-doutores em Música ainda estariam abaixo dos criadores, intuitivos que fossem estes. E há santos e sábios da música, como Dorival Caymmi e outros.

                            Não sei se um ser humano pode chegar a 100, ter o ouvido apuradíssimo, como seria percebido por um programáquina para tal preparado. Nem abranger as métricas, as mais eficazes e felizes combinações de palavras – a que nível podemos chegar, depois de muito treinamento.

                             De modo que poderíamos ir de 1 x 1 = 1 a 100 x 100 = 10.000, em termos de extrema perfeição.

                            Fora isso, há a correspondência socioeconômica da Música geral, seu acoplamento ao espaçotempo do agoraqui, em cada fase, por exemplo, nos anos 1960. Nas várias modalidades da Música, em todos os ritmos, O QUÊ ela está dizendo? Isso abre a Psicologia da Música (figuras ou psicanálises da Música, objetivos ou psico-sínteses da Música, produções ou economias da Música, organizações ou sociologias da Música e espaçotempos ou geo-histórias da Música). Quão adequada é ela ao seu contexto geo-histórico? Fazendo as perguntas dos jornalistas: Quem? Por quê? Com quê? Como? E quandonde? - respectivamente com acima.

                            De que modo as músicas (melodias e letras) refletem as preocupações de seu tempo de surgimento? Quanta preocupação socioeconômica há nela? Certa música pode estar mais perto da perfeição melódica e poética e, no entanto, ser completamente alienada das preocupações socioeconômicas. Então, eu presto atenção nisso, embora não tenha qualificação para avaliar a melodia e a letra.
                            Vitória, quinta-feira, 19 de dezembro de 2002.

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