segunda-feira, 23 de janeiro de 2017


Aulas de Tecnociências

 

                            De técnicas: de Engenharia/X1, de Medicina/X2, de Psiquiatria/X3, de Cibernética/X4, de Astronomia/X5, de Discursiva/X6.

                            De ciências: de Física/Química, de Biologia/p.2, de Psicologia/p.3, de Informática/p.4, de Cosmologia/p.5, de Dialética/p.6.

                            Quanto aos níveis temos: pré-primário, primeiro grau, segundo grau, terceiro grau, mestrado, doutorado e pós-doutorado. No PP, no PG e no SG não pode ser ensino muito elevado porque as crianças não têm as chaves que decifram. Mesmo assim, as aulas podem ser MUITO MAIS densas que as atuais, até servindo-se de revistas de divulgação como Superinteressante, Galileu e outras, ou de revistas de sociedades científicas, como Scientific American, de origem americana, publicada pela primeira vez nos EUA em 1845, desde 2002 no Brasil, e a Ciência Hoje, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que vem sendo editada há uns 20 anos ou mais.

                            A questão toda é esta: as crianças devem ser “puxadas” para alturas muito maiores, que o Brasil nunca alcançou exatamente em virtude de suas paupérrimas intenções nacionalistas de fundamentar e projetar seu povo e suas elites. Essa extração emocional e racional não deve ser seletiva, isto é, não deve ser voltada às elites monetárias, ricos e médios-altos, e sim a todos, pois não sabemos de onde vem os talentos.

Problemas momentosos, questões profundas e difíceis, da linha de frente das tecnociências, devem ser postas abertamente, de modo a comprometer as consciências e inconsciências jovens com as pretendidas soluções, mesmo se quando eles e elas crescerem não sejam mais aquelas as premências.

                            Enfim, o objetivo é criar EM CADA ESCOLA DO PAÍS, sob qualquer dependência administrativa, fundo interesse pela solução de problemas. É motivar os alunos e as alunas, os professores e as professoras, os diretores e as diretoras, todos, absolutamente todos e todas a se engajarem na atualização das tecnociências no Brasil inteiro, de cabo a rabo.

                            Vitória, quarta-feira, 15 de janeiro de 2003.

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