segunda-feira, 16 de janeiro de 2017


Ambiente Interno

 

                            No livro Os 100 Maiores Cientistas da História (Uma Classificação dos Cientistas mais Influentes do Passado e do Presente), Rio de Janeiro, Difel, 2002, John Simmons diz, p. 101 (sobre Claude Bernard & a Criação da Fisiologia Moderna, que o classifica como 13º): “Por volta de 1857, começou uma fase nova e mais madura de sua carreira, em que desenvolveu os princípios gerais da fisiologia, dando suporte a suas descobertas. Introdução ao Estudo da Medicina Experimental foi publicado em 1865, e, dois anos mais tarde, um trabalho apresentando uma teoria unificada da fisiologia, baseada na idéia de milieu intérieur (ambiente interno). Neste, Bernard fez a grande generalização de que o corpo, como organismo vivo, protege-se do mundo exterior pela criação de um ambiente interno estável, regulado pelo sistema nervoso”, colorido e grifo meus, itálicos no texto.

                            A chave, naturalmente, é AMBIENTE INTERNO.

                            No modelo temos a micropirâmide (campartícula fundamental, subcampartículas, átomos, moléculas, replicadores, células, órgãos, corpomentes), a mesopirâmide (indivíduos, famílias, grupos, empresas, municípios/cidades, estados, nações, mundos) e a macropirâmide (planetas, sistemas estelares, constelações, galáxias, aglomerados, superaglomerados, universos e pluriverso). O campartícula fundamental não tem partes, porisso devemos começar dos átomos, cujo AMBIENTE INTERIOR é constituído de subcampartículas. Arthur Koestler chamava de hólons (holo, TODO, e on, PARTE, no grego; TODOPARTE OU PARTODO, como digo no modelo), digamos as moléculas, que são todos constituídos de átomos, e são partes dos replicadores.

                            O AI das moléculas é constituído de átomos. Pela REGRA EXTENDIDA DE BERNARD, chamemos assim, os átomos deveriam proteger-se pela criação de um ambiente interno estável (AIE). Se acontece ou não eu não sei, deveríamos perguntar aos físicos. E quanto às famílias, qual é seu AIE, constituído de pessoas? Como eu chamarei atenção noutro texto, tendo tempo de escrever, devem existir colas e facas. No caso das colas ou cimentos a denominação alternativa é VÁLVULAS K (de Koestler), que impedem que os ambientes externos desfaçam sua estabilidade.

                            Podemos perguntar como governempresas constituem seus ambientes internos estáveis a partir de pessoas em pessoambientes. Veja que o conceito de P/A já pressupõe estabilidade em todos os níveis. Podemos perguntar também como as políticadministrações em geral fazem isso. O que é que constrói essas estabilidades? E qual é, em cada caso, o SISTEMA NERVOSO (SN) de cada AIE? Bill Gates propôs o SN DIGITAL, SND, que valeria para a futura socioeconomia digital ou informacional. Que tipos de estabilidades são construídas em cada nível?

                            Há muito trabalho esperando pesquisadores ousados, capazes de realizar o salto revolucionário interpretativo que reúna todas as peças numa interpretação de conjunto.

                            Vitória, domingo, 22 de dezembro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário