segunda-feira, 29 de agosto de 2016


Situando o Leste e o Sul de Tolkien

 

Em O Senhor dos Aneis Tolkien coloca os sulistas e os lestenses (usa esse termo nos livros, por exemplo, Os Filhos de Hurín), os do Leste.

J. R. R. Tolkien nasceu na África do Sul e foi morar na Inglaterra, onde passou o resto da vida, porisso sua referência geográfica-histórica seria esta da idade adulta. Coloca os sulistas e os lestenses como inimigos de Gondor (= TERRA, na Rede Cognata). A RC diz que poetas = PROFETAS = PRÁTICOS = PROSÓDICOS (mas não prosa) e segue com traduções boas e ruins. Como, seguramente, ele estava falando de futuro ataque à Europa, quem faria isso fora da fantasia da Terra Média (repare que a Europa fica entre as Américas e a Ásia)? Gondor também é Roma, o Vaticano, a Santa Sé (Tolkien era católico).

O ponto europeu mais próximo do equador não é Gibraltar (possessão da Grã-Bretanha), mas Chipre, e o que fica ao Sul da ilha é a África.

AO SUL DA EUROPA, AO SUL DE CHIPRE (nitidamente é a África)


A LESTE DA EUROPA (embora não faça parte da União Europeia atual, a Armênia – entre o Mar Negro e o Mar Cáspio - é o último país que pode ser considerado europeu)


Supostamente Tolkien está dizendo que os africanos e os asiáticos irão atacar a Europa em seu momento de fragilidade. Se vai acontecer ou não eu não saberia dizer.

Vitória, segunda-feira, 29 de agosto de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário