O Desafio Integral de
Newton/Leibniz
No livro de George
B. Thomas Jr. (com Finney, Weir e Giordano) Cálculo, vol. 1, São Paulo, Addison Wesley, 2002, p. 317, eles
dizem: “Ou seja, estudando como um comportamento variou, eles queriam conhecer o comportamento em si. Por exemplo,
partindo da velocidade de um objeto em movimento, eles queriam ter condições de
determinar sua posição em função do tempo. É por isso que eles também
investigavam áreas sob curvas, uma
pesquisa que acabou por levar ao segundo ramo principal do cálculo, chamado de
cálculo integral. Como eles tinham o
cálculo para determinar coeficientes angulares de retas tangentes e também para
determinar áreas sob curvas, duas operações geométricas que pareciam não ter
relação entre si, o desafio para Newton e Leibniz era demonstrar a ligação que
eles sabiam intuitivamente existir. A descoberta dessa ligação (chamada de
Teorema Fundamental do Cálculo) reuniu os cálculos diferencial e integral,
tornando-os a ferramenta mais poderosa que os matemáticos já obtiveram para
entender os universos”. Tipo maior meu.
DIFERENCIALINTEGRAL
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reduz, concentra
para a partícula
diferencial
(subtrai):

diferencial
(subtrai):
Na
realidade o desafio para eles, como para cada um, é chegar ao futuro, é deixar
seus genes no futuro; de fato, eles multiplicaram as potências do mundo e
favoreceram os genes de todos os homens e mulheres. O desafio deles foi o de
abrir o universo à conquista humana. Foi o de fazer a humanidade permanecer
viável. Por conta dos dois (e dos seus discípulos, de Newton na Grã-Bretanha e
na América do Norte e em todas as porções anglo-saxãs; de Leibniz no continente
e nos simpatizantes) a humanidade pôde ir muito mais longe que teria ido sem
tais recursos soberbos.
Vitória, junho-julho
de 2005.


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