domingo, 15 de outubro de 2017


Homens de Saia

 

                            Na Rede Cognata homem = SÓ = SOZINHO = PÓ = PAU = PORRA = SONHO = PRIMEIRO = SUSERANO = SAIA = FRIO e várias outras traduções assim. Fica que homem = SAIA. De início achei esquisito demais, porque não usamos saias. É claro que os homens antigamente andavam de saia e ninguém reparava nem implicava com isso. A gente sabe da história, que os soldados romanos usavam esse saiote que os escoceses usam cerimonialmente até hoje, o kilt.

A razão era uma só: para defecar não se pode usar nem calça que prendem as pernas nem cueca, porque isso nos deixaria antigamente à mercê do predador. Que homem antigo faria isso? É por tal razão que as calças demoraram a ser adotadas e não porque eles fossem tolos. Até que a civilização fosse plantada pela agropecuária primitiva inventada pelas mulheres os homens usavam peles e mantos, nunca algo que os colocasse em posição de perigo, o que era julgado feminino. E todos usavam mantos.

Resumindo, foi a invenção da civilização que trouxe as calças, porque os animais perigosos estavam excluídos extra-muros. Só quando definitivamente não havia mais perigo os homens passaram das saias às calças. Porque de início era preciso urinar de pé, pronto a correr, e defecar agachado, contudo sem nada que impedisse de levantar e sair correndo (o adágio “ser pego de calças arriadas” significa constrangimento masculino).

Vitória, julho de 2005.

 

SOLDADOS ROMANOS


                            ROUPA COMPLETA DE SOLDADO


                            KILT ESCOCÊS


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário