quarta-feira, 11 de outubro de 2017


Fazendo Crescer os Funcionários

 

                            O modelo é claro e transparente quanto a isso: as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) então nos AMBIENTES (cidades/municípios, estados, nações e mundo) e vice-versa, os ambientes também estão nas pessoas. Não existem mais indivíduos primitivos, de 10 mil anos atrás, tal como eram no surgimento dos cro-magnons. O indivíduo foi inventado logo no início da Vida com as algas cianofíceas (no Dicionário Aurélio Século XXI: S. f. pl. Bot. 1. Classe de algas unicelulares ou filamentosas de estrutura simples, cujos pigmentos verde-azulados decorrem da ausência de cloroplasto; algas azuis, cianobactérias) e as amebas, e com o sexo foi inventada a família, não muito tempo depois. Desde então foram sendo sobrepostas camadas e camadas, crescendo até a globalização; agora temos o indivíduo global, o indivíduo planetário, com mais uma camada da construção. Os sucessivos níveis estão nos indivíduos: a nação Brasil está nos brasileiros todos (de estados a indivíduos).

                            DOIS FUNCIONÁRIOS GERAIS

·       Das pessoas:

1.       Funcionários de indivíduos;

2.       Funcionários de famílias (por exemplo, empregadas domésticas; mordomos; governantas; limpadores de quintais);

3.      Funcionários de grupos (digamos do Greenpace);

4.      Funcionários de empresas (são milhões delas);

·       Dos ambientes (dos governos que os representam):

1.       Funcionários das 200 ou 300 mil cidades/municípios (das prefeituras, das câmaras municipais);

2.       Funcionários dos estados (estimei uns quatro mil);

3.      Funcionários das nações (perto de 200 delas);

4.      Funcionários do mundo (por enquanto só temos a ONU, que mal e mal representa o planeta: pergunte-se se chegassem alienígenas entregaríamos a ela a chancelaria planetária?)

Todos esses funcionários ou empregados precisam ser melhorados POR DENTRO (sua estabilidade corpomental) e POR FORA (seu trato com as pessoambientes).

O CRESCIMENTO INTERIOR

·       Crescimento do corpo (não precisa ser aumento em altura, porque o funcionário já chega adulto; pode ser em estabilidade, em saúde, em temperança e outros índices);

·       Crescimento da mente (na SEFAZ/ES travam a entrada na Internet, quando em toda parte deveria ser aberta e estimulada, exceto evidentemente para sexo, que ali não é lugar disso).

CRESCIMENTO EXTERIOR (no trato com a clientela)

·       Aprendizado de línguas;

·       Treinamentos nas ferramentas pós-contemporâneas (depois de 1991);

·       Renovação dos treinamentos antigos;

·       Biblioteca, fitoteca, discoteca, DVDteca, CDteca da instituição;

·       Solução dos problemas pessoais e ambientais (visita às famílias nos bairros e distritos);

·       Muitas outras atitudes.

Enfim, os governempresas não instituíram grupos-tarefa que elaborassem uma quantidade de normas indicativas – sem transformar em leis – para guiar a construção do novo funcionário. Um livreto que desse as dicas de aprimoramento de todos e cada um. Esse livrinho está fazendo uma falta danada.

Vitória, junho-julho de 2005.

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