Fazendo Crescer os
Funcionários
O modelo é claro e
transparente quanto a isso: as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e
empresas) então nos AMBIENTES (cidades/municípios, estados, nações e mundo) e
vice-versa, os ambientes também estão nas pessoas. Não existem mais indivíduos
primitivos, de 10 mil anos atrás, tal como eram no surgimento dos cro-magnons.
O indivíduo foi inventado logo no início da Vida com as algas cianofíceas (no
Dicionário Aurélio Século XXI: S. f. pl. Bot. 1. Classe de algas unicelulares
ou filamentosas de estrutura simples, cujos pigmentos verde-azulados decorrem
da ausência de cloroplasto; algas azuis, cianobactérias) e as amebas, e com o
sexo foi inventada a família, não muito tempo depois. Desde então foram sendo
sobrepostas camadas e camadas, crescendo até a globalização; agora temos o
indivíduo global, o indivíduo planetário, com mais uma camada da construção. Os
sucessivos níveis estão nos indivíduos: a nação Brasil está nos brasileiros
todos (de estados a indivíduos).
DOIS FUNCIONÁRIOS GERAIS
·
Das pessoas:
1. Funcionários de indivíduos;
2. Funcionários de famílias (por exemplo,
empregadas domésticas; mordomos; governantas; limpadores de quintais);
3. Funcionários de grupos (digamos do
Greenpace);
4. Funcionários de empresas (são milhões
delas);
·
Dos ambientes (dos governos que os representam):
1. Funcionários das 200 ou 300 mil
cidades/municípios (das prefeituras, das câmaras municipais);
2. Funcionários dos estados (estimei uns
quatro mil);
3. Funcionários das nações (perto de 200
delas);
4. Funcionários do mundo (por enquanto só
temos a ONU, que mal e mal representa o planeta: pergunte-se se chegassem
alienígenas entregaríamos a ela a chancelaria planetária?)
Todos esses funcionários ou empregados
precisam ser melhorados POR DENTRO (sua estabilidade corpomental) e POR FORA
(seu trato com as pessoambientes).
O
CRESCIMENTO INTERIOR
·
Crescimento
do corpo (não precisa ser aumento em altura, porque o funcionário já chega
adulto; pode ser em estabilidade, em saúde, em temperança e outros índices);
·
Crescimento
da mente (na SEFAZ/ES travam a entrada na Internet, quando em toda parte
deveria ser aberta e estimulada, exceto evidentemente para sexo, que ali não é
lugar disso).
CRESCIMENTO
EXTERIOR (no
trato com a clientela)
·
Aprendizado
de línguas;
·
Treinamentos
nas ferramentas pós-contemporâneas (depois de 1991);
·
Renovação
dos treinamentos antigos;
·
Biblioteca,
fitoteca, discoteca, DVDteca, CDteca da instituição;
·
Solução
dos problemas pessoais e ambientais (visita às famílias nos bairros e
distritos);
·
Muitas
outras atitudes.
Enfim, os governempresas não
instituíram grupos-tarefa que elaborassem uma quantidade de normas indicativas
– sem transformar em leis – para guiar a construção do novo funcionário. Um
livreto que desse as dicas de aprimoramento de todos e cada um. Esse livrinho
está fazendo uma falta danada.
Vitória, junho-julho de 2005.
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