Dançarinas Faciais
Frank Herbert colocou
em Duna os “dançarinos faciais”,
pessoas que podiam fazer as faces e os corpos assumirem qualquer forma – como
os atores fazem corriqueiramente.
Acontece que no
Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens concluí que as mulheres são na
realidade tais dançarinas faciais, suas faces tremem e se reposicionam,
enquanto os homens meneiam as cabeças e usam somente a boca, os sentidos disso tendo
sido apontados no artigo anterior, Rugas
de Expressão das Mães, no Livro 127.
O que isso traz de
importante?
TRÁS-SENDO (como cada qual fala – o que é a lógica!)
·
OS
HOMENS (boca e mãos);
·
AS
MULHERES (boca e rosto e corpo).
É apropriado na caçada não fazer
barulho, não falar, usar as mãos e inventar uma língua-de-sinais. Na caverna,
onde há menos perigo, pode-se falar (as mãos delas estavam sempre ocupadas) e
usar os rostos como auxiliar expressivo.
Isso leva a um punhado de perguntas:
i.
Entre si, quando os homens não estão vendo, elas “conversam” com seus rostos
(isso pode ser observado pelas câmeras)?
ii.
Quando estão na presença dos homens elas usam disfarçadamente tal sistema?
Enfim, há muitas perguntas novas a
fazer.
Vitória, julho de 2005.
FRANK
HERBERT
(construiu uma das sagas políticas mais ilustrativas e geniais de todos os
tempos)
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DUNA
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Duna - Versão Estendida
(Dune - Extended Version)
Sinopse
Pela primeira vez no Brasil, a versão estendida de Duna tem 40 minutos de cenas inéditas, que trazem passagens importantes para se compreender melhor o fascinante livro de Frank Herbert, considerado uma das obras máximas da literatura de ficção científica do século XX. |


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