quinta-feira, 19 de outubro de 2017


As Ilhas de Antigamente

 

                        Como está na definição abaixo as professoras nos ensinaram insistentemente que ilha é uma “porção de terra cercada de água por todos os lados”, o que evidentemente não pode ser verdadeiro. Se tomarmos uma coisa que tem lados, o cubo, um hexaedro com seis lados, teremos de fato todos os lados – e uma ilha não tem água por todos os lados, pois não tem por cima e não tem por baixo.

O CORTE VERTICAL DE UMA ILHA (nem é assim de verdade porque não é cortado embaixo, continua para baixo na crosta e para a esquerda e a direita)


 

 

 

 

 

 

 

 


De fato, as formações são as mais formidáveis e inusitadas possíveis e será difícil ou impossível desenhar todas as possibilidades.

                        Ilhas são coisas extraordinariamente complexas. Alguns vão dizer que é assim que deveríamos transmitir às crianças ou até a adultos com conhecimento reduzido da realidade, mas é justamente essa a minha pergunta: devemos? Não será mais produtivo se mostrarmos toda a realidade, dizendo que ela é incomparavelmente complexa e que está ligada a tudo e a todos?

                        Não tem feito muito mal ao mundo afirmar exageradamente a simplicidade, reduzir tudo a alguns traços?

Vitória, agosto de 2005.

 

DEFINIÇÃO DE ILHA

Ilha, porção de terra cercada de água por todos os lados. As ilhas se distinguem dos continentes tanto pelo seu menor tamanho como por sua estrutura geológica. A maior ilha é a Austrália. Enciclopédia Microsoft Encarta.

                        ILHAS NO MAPA


                        FOTOS DE ILHAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário