segunda-feira, 7 de agosto de 2017


As Festas dos Sapiens

 

                            Quando é que os hominídeos começaram a festejar?

                            Os primitivos não podem ter começado as festas durante a era inicial da coleta, porque cada um catava apenas para si (e as fêmeas para seus filhos), dificilmente repartindo; então, com os primatas não terá sido. Foi com os hominídeos. Mas quando? Enquanto as mulheres colhiam para todos, sem ter iniciado a agricultura e a pecuária não pode ter sido, porque os estoques deviam enfrentar os tempos frios, e de qualquer modo dentro da caverna não haveria tanto espaço assim; mas algum esboço de festa terá aparecido já nessas eras remotíssimas.

                            Deve ter havido conjunção de fatores ou multiplicadores.

                            ALGUNS MULTIPLICADORES ESPERADOS

·       Excesso de alimentos (frutas, legumes, flores, carnes, etc.);

·       Uma distinção qualquer, do tipo do contraste entre estações (a MORTE DO ANO no outono e no inverso versus sua ressurreição, indicando a continuidade da espécie e do grupo);

·       Uma vitória marcante qualquer, e assim por diante.

Enfim, postas as diferenças da evolução psicológica, os motivos seriam os mesmos de ainda hoje, porisso vale a pena pesquisar a fundo e continuamente as motivações das festas atuais em busca das semelhanças com os tempos pré-históricos, porque as festas são indicações de produtividade, excesso de produção; de heterodoxias que levaram a superdomínio da Natureza. Descobrir na Antiguidade indícios das primeiras festas é descobrir quando os nossos antepassados tiveram os primeiros excedentes. Isso não é pouco, porque naqueles instantes de exultação grandes projetos eram imaginados, naquele curto tempo de larga felicidade, de alegria desmesurada.

Em que momento ocorreu a primeira festa?

De modo institucional, seguramente foi logo depois daquelas conjunções apontadas acima. Porém as festas mais antigas devem ter sido motivadas pela volta dos guerreiros com fartura de carne, de modo que esse ainda será o diferencial: quer dizer, quando se deseje fazer festa sempre será com muita carne. Pois as mulheres, como sempre, eram muito contidas (porque tinham de cuidar de muita gente).

Vitória, sexta-feira, 12 de novembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário