segunda-feira, 7 de agosto de 2017


As Mentiras que os Homens Contavam às Mulheres

 

                            EIS O LIVRO DO VERÍSSMO (gênio total)

Mentiras que os Homens Contam, As LUIS FERNANDO VERISSIMO Sinopse: Todo mundo mente. Mas, na maioria das vezes, mentimos por necessidade, para proteger os amigos, os familiares, as amantes... Fazemos tudo para poupar as pessoas e proteger as mulheres. As crônicas...

Isso começou nas cavernas, quando as mulheres não iam às caçadas e os homens voltavam com carnes e peles e muitas histórias possíveis e impossíveis. Acredito que as paredes das cavernas estão parcialmente cheias de lorotas, de tremendas invencionices, de grandes cascatas dos homens perante os filhos e filhas e, principalmente, frente às cobiçadas fêmeas. As garotinhas, especialmente, ficavam fascinadas, para não dizer os garotos, desejando crescer logo para se tornarem guerreiros destemidos. As fêmeas urravam de prazer com aquela mentirada toda, porque muitos animais devem ter caído em barrancos, em rios, em pântanos e outros sítios, sendo então mortos; ou os homens encontravam as carniças e as defumavam. Muito daquilo tudo era embuste, como em geral são as mentiras de caçadores e de pescadores de nossa era, já parte do conjunto das lendas urbanas e rurais.

Claro que algo era verdade. Mas os aumentos devem ter se tornado triviais, parte da cultura masculina, como se vê até hoje nos bares e nos locais de reunião a que vamos, quando se fala de conquistas de mulheres, de compra de carros, disso e daquilo que se ganhou. Enfim, como hoje naqueles tempos também se mentia muito. Tudo isso está espelhado nas cavernas e valeria a pena tentar triar, fazer a triagem do que era verdadeiro e do que era falso.

AS MENTIRAS PINTADAS


Pobres criaturas, acreditando em tudo que os homens diziam.

Era o cinema daquela época, o desenho animado, as revistinhas em quadrinhos, os livros ilustrados. Uma mentirada do caramba!

Vitória, sexta-feira, 12 de novembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário