sexta-feira, 11 de agosto de 2017


Aglutinadores mAk ou Multiplicadores de Ak

 

                            Na sequência dos textos deste Livro 103 sobre aderência, pensemos agora nos mAkψ (multiplicadores de aderência, aglutinadores na psicologia), por exemplo, Churchill, que na Segunda Guerra Mundial levantou o moral dos britânicos com seu “sangue, suor e lágrimas”, a teoria do sacrifício anglo-saxão.

                            AGLUTINANDO AS PESSOAMBIENTES

·       AGLUTINANDO AS PESSOAS: aglutinando os indivíduos, as famílias, os grupos e as empresas;

·       AGLUTINANDO OS AMBIENTES: cidades/municípios, estados, nações e mundo.

As pessoas teriam tendência a adotar os sinais positivos, quer dizer, a achar que aglutinadores são apenas os que juntam, não os que des-juntam, separam, porém do outro lado a soma seria positiva. Chamamos um aglutinador positivo COLA, enquanto ao que separa denominamos SOLVENTE. Um agitador político, um “subversivo” é um aglutinador, ou para o espaçotempo alheio ou para o mesmo espaço num tempo adiante. Assim sendo, os políticos são aglutinadores, ou coladores, ou cimentadores – resta saber se prestam serviço ou desserviço. Se você pensar que é serviço parará de analisar, de investigar, e poderá ser surpreendido. Se deixar em suspenso ficará atento. Se achar que é sempre a favor ficará desatento, afrouxará e será pego de surpresa.

AGLUTINANDO A PSICOLOGIA

·       Aglutinando as figuras ou psicanálises;

·       Aglutinando os objetivos ou psico-sínteses;

·       Aglutinando as produções ou economias;

·       Aglutinando as organizações ou sociologias;

·       Aglutinando os espaçotempos ou as geo-histórias.

Pense numa linha: a) você poderá querer torná-la mais rija (mas não necessariamente RÍGIDA, pois ela poderia ficar quebradiça), com o mesmo custo, ou b) adensá-la, o que resultará em custo maior. Coloque como exemplo as relações entre Vitória, Espírito Santo, Brasil e Genebra, Suíça, que são nulas ou perto disso. Se fosse possível constituir um vínculo ou laço entre ambas as cidades, pode ser que houvesse um comércio bilateral frutuoso para ambas, que ambas produzissem mais e iniciassem trocas ou as aumentassem, se já existissem. Para isso seria preciso aumentar ou estabelecer aderência entre elas e multiplicar essa colagem. Não seria ótimo se você tivesse à mão aglutinadores que pudessem criar e ampliar tais vínculos? Por qual razão Vitória e Genebra adeririam uma à outra? Que motivações teriam para tal? Um aglutinador é quem acha motivo para tal. Isso serve para qualquer conjunto da micro, da meso e da macropirâmide. Por exemplo, entre átomos, você pode querer melhores processos de solda de ferro. Não serve só para a psicologia, de jeito algum, deve ser uma teoria geral – daí a intenção aqui de estabelecer uma nomenclatura geral que abra nossas mentes.

Como podemos treinar tais aglutinadores de tal modo que eles possam fazer suas tarefas e fazê-las melhor para as partes, com mínimo custo e máximo rendimento? Seria ótimo ter um guarda de trânsito que fizesse fluir os veículos. Melhor ainda se soubéssemos como aumentar essa eficácia.

Como é que os aglutinadores fazem suas tarefas? E é evidente que existem CLASSES DE AGLUTINADORES, um para cada patamar das pontescadas das pirâmides.

Vitória, quarta-feira, 08 de dezembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário