quarta-feira, 2 de agosto de 2017


A Primeira Cidade, Mãe de Todas

 

                            A cidade mais antiga já descoberta é Jericó, de 11 mil anos atrás, mas aposto que não é realmente a primeira de todas, não porque a heterodoxia não pudesse surgir mais à frente dos mais antigos ocupantes, os vários povos africanos descritos no Livro 98 em A Forquilha e o Nilo, mas porque é parte da Teoria da Expansão dos Sapiens, no Modelo da Caverna, que as primeiras cidades tenham surgido em torno das cavernas como extensões delas; as primeiras cavernas foram aquelas da Forquilha onde sistematicamente surgiram todos os nossos antepassados, dos primatas aos hominídeos e aos sapiens. A dialética diz que a heterodoxia aparece justamente em oposição ao velho, porém a tendência seria as primeiras cidades serem construídas ainda na África.

                            Eu esperaria que o POVO DA DIREITA (estabelecido à margem direita do Nilo) fosse o construtor, e que elas fossem encontradas ali, ou na Arábia, onde apontado em As Mais Antigas Ruínas da Arábia, mesmo Livro 98.

                            DELIMITANDO A BUSCA


                            Essa deve ser a região mais frutuosa nas buscas futuras, toda uma mina de novas e importantíssimas informações, fundamentais para conhecermos melhor nosso passado, nosso presente e nosso futuro. Ali estiveram nossos parentes mais diretos. O rio, embora estreito para nossos padrões, menos de dois quilômetros nas partes mais largas, não podia ser atravessado antes da invenção da canoa (porisso é fundamental descobrir as primeiras que foram feitas).

                            MARGEM DIREITA


                            Eles viveram separados dos da margem esquerda e do resto da África e devem ter estabelecido defesas ao sul, no Quênia e na Etiópia, assim como devem também ter vigiado o Nilo em toda a sua extensão. Mais do que unificar o sul e o norte (o que foi feito em tempos históricos) do Egito o crucial mesmo foi unificar o oeste e o leste.

                            Devem existir VÁRIAS primeiras cidades, evidentemente uma delas sendo mesmo a primeira; vou esperar que seja descoberta mesmo na Grande Greta (Great Rift Valley) algo de muito rústico e primitivo, sem muita semelhança com Jericó (que devia ser, para a primeira mesmo, uma metrópole).
                            Vitória, segunda-feira, 18 de outubro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário