sábado, 15 de abril de 2017


O Registro do Modelo

 

                            Quando comecei o modelo lá por julho ou agosto de 1992 (o primeiro texto, Dos Cognitivos ao Aleph, Uma Aventura na Esfera do Tempo, foi terminado em 05 de setembro de 1992, há mais de 11 anos) eu pretendia escrever apenas umas 600 páginas, se tanto, como já relatei, mas a coisa foi encompridando toda vida e cheguei a 252 textos, depois mais 366 completos e um incompleto nas posteridades e ulterioridades, totalizando 618 em 16,4 mil páginas.

                            Quem tomava conhecimento dizia, se tinha tido curiosidade mínima de ler partes, que era místico, e eu respondia que não, de jeito algum, não pretendia nem de longe que fosse. Em 1994 apareceu a Rede Cognata (no Livro 2, veja Rede e Grade Signalíticas), segundo a qual místico = MODELO = MÁGICO = MESTRE = MEDO = MORTAL = METEORITO = MUNDO = MERDA = MÍTICO = MITO = ESTUDO = ESCOLA = EXÉRCITO = ESTULTO, etc., muitas traduções boas e ruins. Não pretendia que fosse, não era essa a intenção. Ao final acabou sendo, porque há um outro poder muito maior por trás, que desenhou muito mais coisas.

                            Daí, tendo ficado tão grande, tenho registrado apenas partes. Registrar tudo ficará caro, porque mesmo a oito centavos a página de cópia Xerox teríamos (16.400 x 0,08 =) 1,3 mil, mais (618 x 2,50 =) 1,6 mil de capas, total de cerca de 2,9 mil, sem falar de cada livro registrado custar dezessete reais, a soma sendo de (618 x 17,00 =) 10,5 mil, chegando então a (2,9 + 10,5 =) 13,4 mil, o que está fora do meu alcance presentemente. Podemos passar tudo ao computador via escaneamento caseiro e daí a CD's, para o quê temos agora equipamento, e registrar apenas os CD's.

                            Interessa porque o que àquele tempo era tímido, aparentemente bobo, revelou-se na seqüência uma mina de aprendizados, como se uma pepita só e a busca do mineiro estreante - que escavava terra e nada encontrava – levasse adiante a uma inesperada e até improvável fortuna enterrada. As coisas vêm mesmo dos lugares mais estranhos.

                            Então, por mais que demore, devemos mesmo registrar, nem que seja através do penoso esforço de passar tudo pelo escaner, à custa de muito tempo perdido. É de lei registrar isso.
                            Vitória, segunda-feira, 08 de dezembro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário