quinta-feira, 27 de abril de 2017


Probabilidade da GH

 

                            Coloquemos o Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) para ver na pontescada científica (Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5, Dialógica/p.6) a Psicologia (figuras ou psicanálises, objetivos ou psico-sínteses, produções ou economias, organizações ou sociologias, espaçotempos ou geo-histórias) e nela a Economia (agropecuária/extrativismo, indústrias, comércio, serviços e bancos) para enxergar como a coisa toda é intrincada.

                            ATÉ ONDE JÁ FOMOS

·        NA MICROPIRÂMIDE

1.       Campartícula fundamental;

2.      Subcampartículas

3.      Átomos;

4.     Moléculas;                                 FÍSICA/QUÍMICA        

5.      Replicadores;                           BIOLOGIA/P.2

6.     Células;

7.      Órgãos;

8.     Corpomentes.

·        NA MESOPIRÂMIDE

1.       Indivíduos;

2.      Famílias;

3.      Grupos;

4.     Empresas;                                  PESSOAS                                   

5.      Cidades/municípios;              AMBIENTES

6.     Estados;

7.      Nações;

8.     Mundo.

Já avançamos muito, para (com a globalização) o 15º (porque corpomente é o mesmo que indivíduo) patamar, o que é fantástico, em termos de complexidade – de um valor difícil de apurar, porque cada patamar ou ponte evolutiva comporta outros subníveis evolutivos.

Assim, a PROBABILIDADE REALIZADA dentro da improbabilidade virtual É GRANDE. Havendo 100 bilhões de galáxias, cada um das quais com média estimativa de 400 bilhões de estrelas, 40.000.000.000.000.000.000.000 de estrelas ou sistemas estelares, por qual razão só o SS do Sol teria Vida? Embora não seja infinito a ponto de podermos dizer que no não-finito PELO MENOS UM terá vida, haja o que houver (porque no não-finito TUDO se realiza), o número é enorme; se a improbabilidade da vida é tão formidável e se por outro lado já avançamos tanto a chance de haver um planeta só com vida é infinitésima, zero ou perto de zero. De fato o APELO ESCATOLÓGICO para a automontagem é também tão espantosamente gigantesco, como proposto pelos encaixes do modelo, que a Vida geral deve acontecer com o agitar frenético da Bandeira Elementar (ar, água, terra/solo e fogo/energia) INEVITAVELMENTE em muitos pontos. Na realidade a Curva do Sino ou de Gauss ou das Distribuições Estatísticas deve acontecer naturalmente, a vida da Terra sendo apenas mais uma, esperando-se que a grande maioria das vidas se encaixe próximo do centro.

As pessoas podem pensar que a dificuldade maior de realizar algo faz com que ela  tenha propensão para não existir, mas é o contrário: uma vez que algo de muito difícil foi feito, é porque essa coisa se torna corriqueiramente factível. Por exemplo, se o xadrez é matéria notadamente espinhosa, MUITOS milhões se interessarão por ele – é a dialética, é a lógica.

Vitória, quinta-feira, 08 de janeiro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário