quarta-feira, 26 de abril de 2017


Nicholas Carter

 

                            Um certo NC diretor de cinema rodou recentemente (existe um outro, que filmou de 1935 a 1941, segundo a Internet) película sobre os índios do ponto de vista deles. Inovou sobrepondo duas telas deslocadas ligeiramente em relação a uma linha vertical, de modo a gerar sombras representando “mundo superior” fantasmagórico das lendas indígenas. Colocou, segundo disse ou eu entendi, duas câmaras, mas poderia apenas ter sobreposto a mesma cena com meio ou um centímetro de deslocamento à esquerda ou à direita. Um efeito interessante, ainda mais que destoou as cores daquelas que chamamos de naturais, nossa relação com o espectro físico de cores.

                            AMPLIANDO O SISTEMA DE NC

·        Uma tela (anterior), pontual;                          PASSADO                     

·        Duas telas (NC), linear;                                      NC

·        Três telas, plano (deslocamento em relação a uma linha vertical e uma linha horizontal);                  UMA CÂMARA             

DUAS CÂMARAS

·        Quatro telas, espacial (idem acima, mais uma câmara adicional que filme de trás ou mais à frente, com ligeiro desfocamento em relação às outras);                                          ESPACIAL                     

TEMPORAL

·        Cinco telas, temporal (uma câmara mais adiantada alguns segundos, ou atrasada, introduzindo o tempo).

A questão toda é se não vai ficar muito embaçado, se é assistível, se os espectadores não vão ficar confusos DEMAIS, perdendo-se o efeito pretendido na dissonância cognitiva intratável e intragável. SE puder ser usado ainda é preciso saber para qual significação, no particular e no geral, porque também se seguirá a apropriação pelos filmes B, C, D e E, e quando chegar neste último nível virará uma confusão dos diabos.

Em todo caso, ele iniciou uma nova senda experimental teorizável, que poderá ser trabalhada pelos teóricos, buscando-se novos caminhos para o Cinema.

Vitória, sábado, 10 de janeiro de 2004.

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