Professor de
Crescimento
Já que estamos com a
intenção de criar a ONG (organização não-governamental) Crescimento Humano
(CH), eis aqui a idéia de prepararmos PROFESSORES E ESCOLAS DE CRESCIMENTO,
visando re-desenvolver as psicologias (redesenvolver as figuras ou
psicanálises, redesenvolver os objetivos ou psico-sínteses, redesenvolver as
produções ou economias, redesenvolver as organizações ou sociologias,
redesenvolver os espaçotempos ou geo-histórias) e re-desenvolver as economias
(avolumar a agropecuária/extrativismo, dilatar as indústrias, ampliar o
comércio, alargar os serviços, avantajar os bancos).
Como preparar tais
professores e escolas?
A ênfase no
crescimento é aquela posta na DISCUSSÃO, na revisão de tudo que fizemos, para
encontrarmos novos caminhos; ela CHAMA as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos
e empresas) e AMBIENTES (cidades/municípios, estados, nações e mundo) para fora
de si, de seus modos repetitivos e aflitivos de ser, aquilo que lhes provoca
dor e as faz sofrer. O modelo diz nitidamente que vai haver angústia para
metade e bem-estar para a outra metade, de modo que quando alguns saem da dor
outros entram, é inevitável – quando se force para ir além da metade a mola ou
tensor dialético será armada e trará depois MUITO MAIS dor, tanta quanto aquela
de que o conjunto se livre, multiplicada pelo tempo em que esteve livre, ou
seja, é como uma integral de soma zero, um círculo que de um lado é branco e do
outro é negro (ou azul e verde, para fugir às conotações que alguns poderão tornar
racistas), ou ainda a mandala do yin/yang oriental taoísta. A questão toda,
então, é O QUE SE FARÁ com aqueles que forem libertados do sofrimento; deve
valer a pena essa libertação, no sentido de compensar aqueles que serão
condenados. Como, de qualquer forma, o círculo oscilaria em volta do centro da
Curva de Gauss ou do sino ou das Distribuições Estatísticas, não faz realmente
diferença, até porque todos podem optar (mas não optarão, porque a Natureza é
precisa e bastante inelástica).
Esse professor e
essa escola ARRANCARÃO as pessoambientes de dentro de si para uma nova vida de
busca e alegrias, devolvendo-lhes a jovialidade e colocando-as a serviço do
amparo à outra metade.
Vitória, sábado, 10
de janeiro de 2004.
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