quinta-feira, 27 de abril de 2017


Professor de Crescimento

 

                            Já que estamos com a intenção de criar a ONG (organização não-governamental) Crescimento Humano (CH), eis aqui a idéia de prepararmos PROFESSORES E ESCOLAS DE CRESCIMENTO, visando re-desenvolver as psicologias (redesenvolver as figuras ou psicanálises, redesenvolver os objetivos ou psico-sínteses, redesenvolver as produções ou economias, redesenvolver as organizações ou sociologias, redesenvolver os espaçotempos ou geo-histórias) e re-desenvolver as economias (avolumar a agropecuária/extrativismo, dilatar as indústrias, ampliar o comércio, alargar os serviços, avantajar os bancos).

                            Como preparar tais professores e escolas?

                            A ênfase no crescimento é aquela posta na DISCUSSÃO, na revisão de tudo que fizemos, para encontrarmos novos caminhos; ela CHAMA as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e AMBIENTES (cidades/municípios, estados, nações e mundo) para fora de si, de seus modos repetitivos e aflitivos de ser, aquilo que lhes provoca dor e as faz sofrer. O modelo diz nitidamente que vai haver angústia para metade e bem-estar para a outra metade, de modo que quando alguns saem da dor outros entram, é inevitável – quando se force para ir além da metade a mola ou tensor dialético será armada e trará depois MUITO MAIS dor, tanta quanto aquela de que o conjunto se livre, multiplicada pelo tempo em que esteve livre, ou seja, é como uma integral de soma zero, um círculo que de um lado é branco e do outro é negro (ou azul e verde, para fugir às conotações que alguns poderão tornar racistas), ou ainda a mandala do yin/yang oriental taoísta. A questão toda, então, é O QUE SE FARÁ com aqueles que forem libertados do sofrimento; deve valer a pena essa libertação, no sentido de compensar aqueles que serão condenados. Como, de qualquer forma, o círculo oscilaria em volta do centro da Curva de Gauss ou do sino ou das Distribuições Estatísticas, não faz realmente diferença, até porque todos podem optar (mas não optarão, porque a Natureza é precisa e bastante inelástica).

                            Esse professor e essa escola ARRANCARÃO as pessoambientes de dentro de si para uma nova vida de busca e alegrias, devolvendo-lhes a jovialidade e colocando-as a serviço do amparo à outra metade.

                            Vitória, sábado, 10 de janeiro de 2004.

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