sábado, 29 de abril de 2017


Escola Indígena

 

                            Não é para os índios aprenderem os valores da civilização ocidental, nem em particular os dos brancos, e sim o contrário.

                            Devemos treinar os índios para eles transferirem seus valores ao Ocidente e ao Oriente, ao Norte e ao Sul, às PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e aos AMBIENTES (cidades/municípios, estados, nações e supergrupos mundiais por seus representantes eleitos). Manuais serão preparados, passando os valores resgatados deles, obtidos através de pesquisas das tecnartes e dos conhecimentos (mágicos/artísticos, teológicos/religiosos, filosóficos/ideológicos, científicos/técnicos e matemáticos) indígenas, de modo que uma Psicologia (figuras ou psicanálises, objetivos ou psico-sínteses, produções ou economias, organizações ou sociologias, espaçotempos ou geo-histórias indígenas) nativa americana viável possa emergir ou ser reconstruída dos 15 mil anos de domínio deles sobre as Américas, em particular recuperando para fusão sua Economia (sentido de agropecuária/extrativismo, indústrias, comércio, serviços e bancos).

                            Será preciso confeccionar apostilhas com a visão e a percepção-de-mundo deles, disseminando-as através da Escola e adotando valores de sua pedagogia própria, usando para isso uma mídia (TV, Revista, Jornal, Livro, Rádio e Internet) indígena. Palestras, mostras, debates devem acontecer, divulgando os resultados, porque tal patrimônio não pode ser perdido. Nenhuma coisa deve ser perdida, pois tudo é valioso para a salvação humana. Construção de museus e bibliotecas indígenas e várias atividades nas demais escolas muito farão pelo reequilíbrio.

                            Com o passar do tempo, oscilando entre esquerda e direita os pedagogos indígenas (tanto índios e mestiços quanto brancos, negros, amarelos) disseminarão essa reconstrução através do espaçotempo humano.
                            Vitória, terça-feira, 13 de janeiro de 2004.

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