sábado, 15 de abril de 2017


O Próximo Salto

 

                            O modelo trouxe umas novidades incríveis, entre elas a capacidade de previsão. Classificando os conhecimentos (mágicos/artísticos, teológicos/religiosos, filosóficos/ideológicos, científicos/técnicos e matemáticos), põe as pontescadas técnica e científica (Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5 e Dialógica/p.6; Engenharia/X1, Medicina/X2, Psiquiatria/X3, Cibernética/X4, Astronomia/X5 e Discursiva/X6) como índices de caminhos e saltos, de avanços, saltos e reavanços (evoluções, revoluções, reevoluções), indicando as naturezas de N 0 a N.5, N.0 indo até o primeiro ser vivo, N.1 até o primeiro racional, N.2 até o primeiro ser-novo, N.3 até a hipermente, N.4 até o salto não-finito e N.5 finalmente completando, montando a bomba dialógica e disparando os universos.

                            Mas, quando se dará cada passo?

                            QUANDO E ONDE? (geo-história dos saltos)

IDADE
INÍCIO
FIM
F - A
RELAÇÃO
DOMINANTE
Antiga
3,5 mil a.C.
476
4,0 mil
---
cidade/
município
Média (Queda de Roma, Ocidente)
476
1453
977
4,1/1,0
estado
Moderna (Queda de Constantinopla, Oriente)
1453
1789
336
2,9/1,0
nação
Contemporânea (Queda da França, ocidente)
1789
1991
202
1,7/1,0
mundo
Pós-Contemporânea
(Queda da URSS, Oriente)
1991
2092
101
0,5/1,0
pós-mundo

                            Repare que a data imprecisa de 3,5 mil antes de Cristo diz respeito à presumida invenção da escrita na Suméria. Note também que, como sugeriu Gabriel, a próxima queda devendo acontecer no Ocidente, talvez aconteça nos EUA. O ano de 1991 foi o do fim da URSS, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Há uma compressão notável, diminuição de um fator constante não-inventado de 1,2 na coluna "relação", passando de 4,1 a 2,9 a 1,7 e (colocado por mim, 1,7 - 1,2 =) 0,5, número que leva a (0,5 x 202 =) 101 anos, que somados a 1991 dão em 2092, quando se daria então a passagem à terceira natureza, dos seres-novos, info-cibernéticos, da MIC (memória, inteligência e controle) artificial.

                            Então, MUITO MAIS CEDO DO QUE PODERÍAMOS ESPERAR haverá a passagem do humano ao não-humano, constituindo novas PESSOAS (novos indivíduos, novas famílias, novos grupos e novas empresas) e novos AMBIENTES (novos municípios/cidades, novos estados, novas nações e novos mundos). As pessoas pessimistas previam milhares e até milhões de anos, enquanto os mais otimistas falam de centenas deles. A seguir bastarão metade de 101 anos, 50 anos para o novo salto, os novos-seres acumulando para a hipermente; depois não mais de 25 anos e assim por diante até que em menos de 200 anos teremos dado o salto não-finito, o que é deveras espantoso até para mim, que me acostumei às reduções do modelo. Eu contava mil anos, no mínimo 700 anos.

                            Eu não interferi nos tempos, as escolhas foram variadas, dos estudiosos; nem se pode negar que 1991 realmente marca a passagem de apenas nações internacionalizadas para mundo globalizado e provavelmente saída do planeta. Mas, que quer dizer uma compressão dessa escala? Eu não sei mais que você. Estou tão atônito quanto qualquer um, porque nada na civilização aparentemente atrasada de agoraqui poderia antecipar tais saltos sucessivos apontados. É chocante demais! E, pior ainda, pensar que tudo estava desde o início programado por um poder assim superior é de estarrecer mesmo. Não passamos de marionetes.

                            Vitória, sexta-feira, 12 de dezembro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário