sábado, 15 de abril de 2017


Gavescolas

 

                            Num momento em que parece que nada vence as dificuldades contra (nem idéias, nem patentes, nem sugestões – fora as que foram roubadas), fica difícil justificar porque continuo a pensar e a colocar no papel projetos mirabolantes; mas em todo caso é porque nós vivos ficamos imaginando a satisfação de um mundo de vontades transformadas em desejos, isto é, vontades-negadas, obstaculizadas. E porque, porventura, parecem soluções melhores do que aquelas que nos foram apresentadas pelo espaçotempo psicológico, a geo-história humana, até onde temos notícias dela.

                            Em todo caso, em virtude do aparecimento no modelo de tantas chaves e bandeiras acredito conveniente postular o que pode ser visto como avanço.

                            Como está dito no texto deste Livro 54, Escola do Crescimento Humano, é preciso habilitar um novo gênero de ensino. Da idéia de Josafá, amigo de Joemar Dessaune, de usar dois turnos, pensei no par polar oposto/complementar trabalho/lazer apontando pela manhã (ou vice-versa) a parte do ensino e pela tarde (ou o contrário) a do lazer, ficando mesmo as crianças o dia inteiro na escola, como já se faz no Rio de Janeiro desde Brizola. Mas aqui vem a diferença: 1) na parte do trabalho haveria nova divisão 50/50 entre ENSINO TRADICIONAL e NOVO ENSINO, este do modelo, 2) na parte do lazer igualmente duas seções, a primeira sendo o lazer como emoção e a segunda como razão, APRENDIZADO PARA O MELHOR LAZER, este ensinado como matéria teórica, quer dizer, como algo a aprender para toda a vida como um direito inalienável de todos e cada um.

ENSINO TRADICIONAL MODIFICADO (tudo que já existe, acrescentado do que é típico do modelo)

·       Matemática, português, língua estrangeira, biologia, física, química, etc. (rearranjado como no modelo: Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5, Dialógica/p.6);

·       O Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) geral, conforme as ampliações do modelo;

NOVO ENSINO (contemporanização)

·       Convivência pessoal (com indivíduos, com famílias, com grupos e empresas) e ambiental (com representações municipais/urbanas, estaduais, nacionais e mundiais);

·       Lidando com os governos dos três níveis (federal, estaduais, municipais/urbanos), dos três poderes (governantes do Executivo, políticos do Legislativo e juizes do Judiciário);

·       Economia (agropecuária/extrativismo, indústrias, comércio, serviços e bancos), Administração, Direito (inclusive leitura constitucional e de leis), Contabilidade, tributos (incluindo o Tributo nas Escolas, chamado Consciência Tributária, o Jeca Tutu e os demais projetos);

·       A Chave da Proteção (lar, armazenamento, segurança, saúde, transportes);

·       etc., todas as coisas do modelo.

Na parte da tarde teríamos o LAZER PRÁTICO como é praticado por cada um, dentro da visão do povelite/nação ou cultura local, digamos a do Espírito Santo e do Brasil, e o LAZER TEÓRICO, a abordagem da necessidade das diversões segundo a biologia/p.2 e a psicologia/p.3, separadas de acordo com as chaves (DO LABOR: operário, intelectual, financista, militar e burocrático; e a formação educacional: primeiro e segundo graus, universitário, mestrado, doutorado e pós-doutorado). Enfim, LAZER PRATEÓRICO com pesquisa & desenvolvimento ensinando na prática e na teoria como se divertir, sozinho ou em grupo.

Quero dizer que devemos criar um MODELO DE ESCOLA baseado na escola do modelo, quer dizer, o novo desenho que o modelo proporcionou.

Vitória, segunda-feira, 08 de dezembro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário