sexta-feira, 13 de janeiro de 2017


Santuário = Xanadú

 

                            Xanadú era a moradia de Mandrake no alto de uma montanha, onde ele ficava às vezes com a Princesa Narda, quase sempre com o Príncipe Lothar e com o novo personagem Hojo, que é chefe (mas ninguém sabe) da mais poderosa organização de bons espiões do mundo. Santuário é como às vezes é chamada a mansão dos X-Men, os mutantes dotados de superpoderes, com a Escola de Superdotados dirigida por Xavier.

                            Juntando as duas coisas podemos imaginar um Santuário = XANADÚ = PIRÂMIDE e várias outras traduções na Rede Cognata, para um tipo de escola de superdotados dedicados a ajudar a humanidade, como se fosse uma espécie de Anjos de Guarda, mas sem que as pessoas (indivíduos, famílias, grupos e empresas) saibam, arranjando explicação para a quantidade de coisas espantosas que nos acontecem. Se desdobrando sem receber nenhum agradecimento.

                            Mas aí (o objetivo é este) o ambiente paradisíaco do Santuário, com as pessoas supereducadas de lá fazendo várias tarefas comuns, como plantar, lavar, podar, capinar, tudo com grande alegria, com manifestações de bom humor e bom amor, com desprendimento, falando com grande profundidade de Conhecimento (magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia e Ciência/Técnica, e Matemática, verdadeiras aulas reais) geral de temas da vida das pessoas de fora da tela, reeducando-as sem que percebam e se dêem conta, apenas pela ternura e carinho manifestados já induzindo boas ações fora da tela. Em vez de tiros, porradaria, perseguições, palavrões, mal-humor, destruição de propriedades públicas e privadas, e outras danações, apenas bondade e candura para temperar aquele outro lado, abusivamente mostrado pela fúria contemporânea.

                            No final as pessoas veriam que a dignidade, a simplicidade do vestir, até o reduzido ter, a honestidade, a pura felicidade, não precisam ser expulsas por este mundo infeliz e duro, pelo contrário, podem voltar sem serem piegas, sem exagero, sem sobreafirmação. E esses seriam os superpoderes maiores, a que os seres humanos podem ter acesso facilmente, bastando disciplinar-se.

                            Vitória, sábado, 07 de dezembro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário