terça-feira, 3 de janeiro de 2017


O Contrário Também é Verdadeiro

 

                            Pelo fato de os pares de opostos serem também complementares, sendo como são pares polares, evidentemente do centro de uma esfera os pontos superficiais opostos do mesmo diâmetro têm uma explicação verdadeira de sua oposição como complementação.

                            Eis algo extremamente difícil de aceitar, do ponto de vista das vontades sentimentais, mas não racionalmente, porque podemos ver que a esfera é possível, embora repleta de infinitos opostos, todos conseguindo, em complementação, construir um ente geométrico que desde logo pareceria impossível, não fosse o centro unificador.

                            Entrementes, nos milênios em que a coletividade humana vem se construindo, as vontades individuais dentro delas operam como se a parte de complementação do duplo fosse impraticável, para além de detestável. Que é        abominável todo mundo sabe, quando um ponto de vista sequer totalmente oposto, mas até levemente divergente se apresenta como distinto do nosso.             

                            O que o modelo traz de distintíssimo é isso: que todas as oposições terão doravante não apenas se tolerar, mas até mesmo de se ajudarem PORQUE o universo não pode funcionar de outro modo, como o corpo tem dois lados que, apesar de opostos, esquerda e direita, são essenciais ao seu funcionamento.

                            Vitória, domingo, 03 de novembro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário