terça-feira, 17 de janeiro de 2017


Mucilagem da Pinha

 

O preço da pinha está no supermercado a que vou R$ 35 o quilograma. É deliciosa, minha mãe tinha dois pés plantados, pegava as maduras (as frutas atraem pulgões brancos), sentava-se na poltrona e ia pacientemente comendo a mucilagem.

PINHAS

Resultado de imagem para pé de pinha
Começa a produzir desde cedo, perto do chão, e carrega mesmo.
Resultado de imagem para preço da pinha 2016 fruta
Um tanto assim já dá uns 100 reais, 1/9 do salário mínimo.
Resultado de imagem para preço da pinha 2016 fruta
É elegante e nobre, de um verde estonteante.
Resultado de imagem para preço da pinha 2016 fruta
Madura (mais é casca e sementes).

Seria preciso pesquisar. Podemos estimar que a mucilagem, a polpa branca que envolve os caroços não passe em peso de 1/10 ou 10 % da massa, elevando o preço a 350 reais de mucilagem por quilograma, produto dos mais caros.

NUTRIÇÃO

A Nutricionista.com.
Pigmentos que dão cor branca aos alimentos são flavonoides que combatem doenças cardíacas, evitam formação de tumores no intestino, reduzem o risco de câncer e tem ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória, além de atuarem no fígado estimulando a produção de enzimas que ativam a imunidade e combatem substâncias cancerígenas.
PRA QUEM PRECISA DE ENERGIA
Também conhecida como fruta-do-conde, a pinha é uma das mais ricas em açúcar, por isso, deve ser consumida com moderação por diabéticos e por quem está de olho na balança.
Rica em carboidratos, estimula o apetite e fornece energia rápida para os músculos e o cérebro. A fruta ainda é fonte de antioxidantes, cálcio, fósforo, potássio e as vitaminas C e do complexo B.
Pode ser usada em casos de anemia, desnutrição, contra reumatismo, prisão de ventre e problemas estomacais.

Os pobres ficam de fora, claro, sem falar no caso do feijão, que custava pouco mais de um real, subiu a quatro e depois que Dilmaluca mandou o nosso para Cuba está de oito a 18 reais/quilograma.

Da pinha nada mais que a polpa se aproveita (talvez a casca para adubo, e os caroços, sob análise, para outra utilidade), enquanto do cacau a casca do fruto poderia ajudar na adubação e as sementes, o ouro da fruta, produzem sob tratamento o chocolate. Sua polpa também tem pouca massa, não sei o percentual, que deveriam investigar. Por ser tão rara, quando escrevem “polpa de cacau” nas sacolinhas, fico imaginando quanto teria dela.

Vitória, terça-feira, 17 de janeiro de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário