sexta-feira, 6 de janeiro de 2017


Matéria e Energia

 

                            Contrariamente a Freeman Dyson eu não creio que o conceito de matéria esteja se esfumaçando. É o inverso disso – agora podemos ver exatamente o que ela e a energia são, a partir do modelo.

                            Tomemos o centro, materenergia ou informação; de velocidade = 1 ele abre-se em esquerda, que é mais lenta 108, e em energia, que é mais rápida em 108, relativos a 9.1016 (da velocidade da luz no vácuo, c2, {3.108 m/s}2) = 1017 de distância entre um pólo e outro, ou seja, entre o par de opostos/complementares matéria/energia, em E = mc2, a Chave de Einstein, conforme a chamei (é uma das duas).

                            Devemos ver esta fórmula assim: E (c2) m, de um lado a energia, do outro a matéria, no meio o conectivo ou ligativo ou conversor ou intermediador – chame como quiser. Ou, melhor ainda, m (c2) E, esquerdireita materenergética.

                            Na fórmula v = x/ t, devemos re-ver como x (v) t. Em resumo, a velocidade é o intermediador, o trocador; em E = mc2 temos o quadrado da velocidade. O que nós vemos são velocidades. Vemos velocidades relativas. Velocidade do espectro luminoso em relação aos nossos olhos, que também possuem velocidade de movimento triortogonal, e uma temperatura interna, que é velocidade também. Vemos RELAÇÕES DE ONDAS ou campartículas. Carros passando estão sendo “vistos” ou percebidos pelas redondezas de vários modos: 1) pelo calor dispendido, 2) pelo atrito, 3) pela trepidação, 4) por meio de várias outras ondas.

                            Então, podemos concluir que matéria vê matéria, energia vê energia, energia vê matéria e vice-versa. Na realidade, como já é sabido faz tempo, mas não num nível completo, o que vemos é maternergia em vários patamares de movimento – vemos relações de frações, para dizer de modo terminal. Ondas musicais vendo ondas musicais. A matéria não existe do modo antigo? Claro que sim, ela está lá, do mesmo modo, bem como agora podemos vê-la do modo novo, que é muito mais frutuoso tecnocientificamente e em termos de Conhecimento geral.

                            Vitória, terça-feira, 05 de novembro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário