quinta-feira, 19 de janeiro de 2017


Grande Conselho Capixaba

 

                            Como nasci aqui tenho expectativas que o estado deixe de ser de segunda, como passou a ser lá por 1987 (era de terceira ou quarta – em 1970 estava em 19º em 23), quando se tornou o oitavo ou nono, para um dos primeiros lugares no Brasil e depois no mundo. De fato, tive uma visão de que em 2050 a Grande Vitória comportará 40 milhões de habitantes, o que é completamente absurdo e impossível. Entretanto, minhas visões têm a particularidade de se realizarem da forma mais estranha possível.

                            Como estamos caminhando para o futuro e, pelo menos ao que parece, as coisas ficam cada vez mais complicadas, é conveniente pensar grande = CAPIXABA = CENTRAL, na Rede Cognata. Assim sendo, eis a chance das chances de criar algo que ninguém tem, ainda, ou seja, um lugar onde se sentem todos, tanto as pessoas (indivíduos, famílias, grupos e empresas) quanto os ambientes (municípios/cidades e estado, e nação e mundo como convidados). Portanto, seis setores votantes, com duas representações de observadores.

                            Atrás dos votantes estarão as câmaras. Digamos, a Câmara do Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática). A Câmara (da Bandeira) Elementar: ar, água, terra/solo, fogo/energia, Vida e Vida-racional. A Câmara da Proteção (lar, armazenamento, segurança, saúde e transportes). E assim por diante, tudo que está no modelo.

                            Agora o estado será representado por todos, com conselhos das frações. Conselhos do povo, das lideranças, dos políticos, dos pesquisadores, dos estadistas, dos santos/sábios e dos iluminados. Como depois de pesquisadores é difícil saber quem é quem, exceto quando já está morto, tal a largueza da psicologia própria, é preferível abrir SALAS DE CONSELHO só para os níveis mais baixos. Então, SALA DO POVO, SALA DAS LIDERANÇAS (comunitárias, sindicais e estudantis), SALA DOS POLÍTICOS (profissionais liberais, professores, políticos de carreira), SALA DOS PESQUISADORES (mestres, doutores e pós-doutores). E, é claro, a divisão clássica, CÂMARA DOS DEPUTADOS e SENADO ESTADUAL, com um terceiro representando a reunião, Assembléia do Povelite ou Nação.

                            Desde logo será uma coisa diferente, você pode notar. Nunca houve algo igual. Necessariamente, como um lançamento mundial que ficará na geo-história, deve ser de arquiengenharia distintiva e única, elaborada por grandes arquitetos e grandes engenheiros. Os tecnartistas dos 22 modos identificados devem intervir.

                            Embora seja o Espírito Santo da trindade, veja o que Jesus diz (Lucas 12,10): “Todo o que falar contra o Filho do homem, ser-lhe-á dado perdão; mas àquele que blasfemar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado”.

                            Se este estado do ES está fadado a cumprir algum grande destino, que lhe seja dada uma base compreensiva, em todos os sentidos, o que significará, entre outras coisas, construir essa representação muito mais vasta que apenas a da Assembléia Legislativa. Esta se encarregará de fazer as leis, como tem sido.
                            Vitória, sábado, 28 de dezembro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário