terça-feira, 24 de janeiro de 2017


Governo nas Escolas

 

                            Como no texto deste Livro 20, Patentes nas Escolas, agoraqui se trata de conhecermos os níveis municipais/urbanos, estaduais e nacional em toda a sua extensão, com os três poderes desenhados: Executivo, Legislativo, Judiciário. Organogramas, os milhões de funcionários, aposentadoria, tarefas diárias, políticas, as secretarias, os funcionários de alto escalão, os desvios de verbas, as mordomias, os escândalos, as ligações com outros governos, inclusive os estrangeiros, no caso do Brasil.

                            Primeiro treinar os professores, diretores, proprietários de escolas, serventes; depois os pais e as mães e as comunidades; a seguir os alunos. Criando cartilhas, associando mídia (TV, Rádio, Revista, Jornal, Livro e Internet próprias), fazendo documentários, desenvolvendo teses. Confeccionando novos processobjetos e programáquinas. Realizando palestras por toda parte. Colocando centros de atendimento com endereços reais e virtuais, expondo as contas através da Internet e da restante mídia, ESCANCARANDO O GOVERNO inteiro, não deixando nada escondido ou oculto, exceto o que for segredo de Estado.

                            Tornar um hábito geral, generalizado, da primeira à última idade, perguntar “O QUE É O GOVERNO”? Tornar um hábito ainda mais constante responder o que são o Governo geral e os governos particulares. Não deixar ninguém se esconder nas sombras para perpetrar seus erros contra o povo e as elites. Esclarecer as leis, seus favores e desfavores. Mostrar as responsabilidades do Estado, as obrigações constitucionais.

                            Quem fizer isso primeiro tomará um impulso formidável. Na segunda onda, vindo os demais atrás dessa vantagem, reconsiderar e dar um segundo salto copiando os adiantamentos alheios. Depois um terceiro, um quarto saltos.

                            Vitória, quarta-feira, 15 de janeiro de 2003.

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