Governo nas Escolas
Como no texto deste
Livro 20, Patentes nas Escolas,
agoraqui se trata de conhecermos os níveis municipais/urbanos, estaduais e
nacional em toda a sua extensão, com os três poderes desenhados: Executivo,
Legislativo, Judiciário. Organogramas, os milhões de funcionários,
aposentadoria, tarefas diárias, políticas, as secretarias, os funcionários de
alto escalão, os desvios de verbas, as mordomias, os escândalos, as ligações
com outros governos, inclusive os estrangeiros, no caso do Brasil.
Primeiro treinar os
professores, diretores, proprietários de escolas, serventes; depois os pais e
as mães e as comunidades; a seguir os alunos. Criando cartilhas, associando
mídia (TV, Rádio, Revista, Jornal, Livro e Internet próprias), fazendo documentários,
desenvolvendo teses. Confeccionando novos processobjetos e programáquinas.
Realizando palestras por toda parte. Colocando centros de atendimento com
endereços reais e virtuais, expondo as contas através da Internet e da restante
mídia, ESCANCARANDO O GOVERNO inteiro, não deixando nada escondido ou oculto,
exceto o que for segredo de Estado.
Tornar um hábito
geral, generalizado, da primeira à última idade, perguntar “O QUE É O GOVERNO”?
Tornar um hábito ainda mais constante responder o que são o Governo geral e os
governos particulares. Não deixar ninguém se esconder nas sombras para
perpetrar seus erros contra o povo e as elites. Esclarecer as leis, seus
favores e desfavores. Mostrar as responsabilidades do Estado, as obrigações
constitucionais.
Quem
fizer isso primeiro tomará um impulso formidável. Na segunda onda, vindo os
demais atrás dessa vantagem, reconsiderar e dar um segundo salto copiando os
adiantamentos alheios. Depois um terceiro, um quarto saltos.
Vitória,
quarta-feira, 15 de janeiro de 2003.
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