sábado, 7 de janeiro de 2017


Escritórios de Psicologia

 

                            Coloquei Psicologia como sendo: 1) estudo das figuras ou psicanálise; 2) estudo dos objetivos ou psico-síntese; 3) estudo das produções ou economia; 4) estudo das organizações ou sociologia; 5) estudo dos espaçotempos ou geo-história.

                            Naquilo que antes de Freud existia e através dele atingiu uma nova estatura podemos ver muito mais do que esses que dizem que a Psicologia estaria ameaçada de findar enquanto utilidade, como li recentemente na capa de uma revista. De modo algum! Absolutamente! Pelo contrário, agora mesmo está começando a ampliar desmesuradamente sua presença e capacidade de realização.

                            É extraordinariamente vexatório olhar em volta e não ver escritórios de Psicologia, fora os de psicanálise, que tratam dos ricos e médios-altos em suas angústias existenciais, como dizem os idiotas (existiria angústia não-existencial?). Para pessoas (psicologia de indivíduos, psicologia de famílias, psicologia de grupos, psicologia de empresas) ou ambientes (psicologia de municípios/cidades, psicologia de estados, psicologia de nações, psicologia de mundos), ela é mais necessária que nunca, é fundamental. Depõe contra nós, expõe nossas fraquezas que não tenhamos uma quantidade enorme desses escritórios espalhados em toda parte. É exatamente porque não os temos que há tanto tumulto, tanta aflição, tanto amargura, tanto intranqüilidade, tanta desarmonia, tantos conflitos.

                            Incrível que as prefeituras não tenham em seus quadros uma quantidade de psicólogos, ou as assembléias legislativas, ou as empresas (sociólogos, economistas, psico-sintetizadores, psicanalistas, geo-historiadores). Veja só que a simples sugestão de colocar geógrafos e historiadores para trabalhar em governos municipais pode provocar estranheza. E se você fizer a sua mente alcançar os órgãos e instituições humanos, verá que em quase todos faltam psicólogos, e quando existem não tem essa dimensão que o modelo sugere. Não é atraso de vida, isso?

                            Vitória, quinta-feira, 21 de novembro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário