domingo, 1 de janeiro de 2017


Escola de Ecologia

 

                            Como tudo que diz respeito ao ser humano é Psicologia, portanto percepção ou conhecimento da alma humana, ou seja, OLHAR SOBRE O SER HUMANO e deste SOBRE A NATUREZA que rodeia cada um e todos, isso corresponde a PERCEBER AS FIGURAS ou psicanálises, PERCEBER OS OBJETIVOS ou psico-sínteses, PERCEBER AS PRODUÇÕES ou economias, PERCEBER AS ORGANIZAÇÕES ou sociologias, PERCEBER OS ESPAÇOTEMPOS ou geo-histórias.

                            Devemos nos perguntar: como as pessoas (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e os ambientes (municípios/cidades, estados, nações e mundo) vêem a ecologia? Como cada ser que pensa encara a ecologia? Como vêem os fungos, as plantas, os animais e os outros seres humanos? Quais são as ligações S-E (Ser-ecologia)? Sendo os níveis sete (povo, lideranças professores, pesquisadores, estadistas, santos/sábios e iluminados), como cada patamar vê a ecologia? Como perguntam a respondem aos biomas? Como enxergam as espécies?

                            E as escolas comuns de primeiro, segundo, terceiro graus, de mestrado, de doutorado e pós-doutorado estão se adaptando com suficiente presteza às novas concepções de proteção e desenvolvimento ecológicos? Existe já uma PEDAGOGIA ECOLÓGICA? Os governos e as empresas, as políticas e as administrações, os ambientes e as pessoas estão se adequando e sendo adequadas à percepção da primeira natureza biológica/p.2? Quantos livros, documentários, filmes, reportagens foram feitos? Quais são as participações qualitativas e quantitativas, relativas e absolutas, da mídia (TV, Rádio, Revista, Jornal, Livro e Internet) no projeto? Quantos partidos verdes há no mundo e qual a participação percentual nas representações? Quantas leis foram passadas de proteção ambiental?

                            Veja que a Escola de Ecologia está ainda muito atrasada, na Escola geral mesmo, quanto mais por nem existir uma escola especial onde empresários e governantes façam cursos, aonde diretores e professores de escolas cheguem a se reciclar, onde jornalistas e pesquisadores em geral estejam aprendendo.

                            Vitória, quarta-feira, 09 de outubro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário