Escola da Escola
É
claro que já existe uma escola que ensina às escolas, professores de
professores, formação superior dos professores de segundo grau, mestrado para o
ensino de terceiro grau, e assim por diante. Há a pedagogia, tudo isso é
sabido.
Contudo,
como o modelo mostrou, há dois dicionários e duas enciclopédias. No que tange aos
dois dicionários, há o lado bom e o lado ruim. E há também as várias coisas do
modelo, que não foram incorporadas aos métodos de ensinar e aprender. Como a
escola tradicional é a Vida da Escola, teórica, por oposição e negação da
Escola da Vida, prática, há abordagem apenas de um lado na pedagogia, aquele
que interessa às elites e à classe dominante, a burguesia. Não há como a
burguesia ceder espontaneamente seu poder, nem como a convencermos disso.
Porém,
se ela melhorar um pouco, pode ser que isso signifique avanços socialistas.
Aqui, portanto, podemos propor à chinesa uma ESCOLA DE DUAS VIAS, tanto
ordenada, o que agrada à burguesia, quando desordenada, deixando entrar novos
modos de ser e estar, que permitirão a penetração lenta e progressiva do povo.
O desânimo cotidiano da Vida na Escola junto com o ânimo da Escola da
Vida.
Fazer
novas perguntas: como a Escola geral pode reoxigenar permanentemente os
negócios, os governos, as empresas, as economias ou produções
(agropecuárias/extrativistas, industriais, comerciais, de serviços e bancárias) e as sociologias ou organizações? Como as duas
escolas podem ser fundidas em prateoria interativa, como Vida da Escola da
Vida? Como as duas culturas/nações podem se encontrar também nisso?
Ora,
em primeiríssimo lugar seria preciso realizar um CONGRESSO UNIVERSAL DA ESCOLA,
correspondendo à globalização da Escola, com seções de Jardim, Primeiro Grau,
Segundo Grau, Universitário, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado e Pesquisa
& Desenvolvimento. Mandar delegados, criar mídia associada (TV, Rádio, Revista,
Jornal, Livro e Internet). Depois incorporar as Duas Pedagogias. Formar os
novos professores da Dupla-Via. E assim por diante.
Vitória,
sexta-feira, 11 de outubro de 2002.
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