domingo, 1 de janeiro de 2017


Escola da Escola

 

                            É claro que já existe uma escola que ensina às escolas, professores de professores, formação superior dos professores de segundo grau, mestrado para o ensino de terceiro grau, e assim por diante. Há a pedagogia, tudo isso é sabido.

                            Contudo, como o modelo mostrou, há dois dicionários e duas enciclopédias. No que tange aos dois dicionários, há o lado bom e o lado ruim. E há também as várias coisas do modelo, que não foram incorporadas aos métodos de ensinar e aprender. Como a escola tradicional é a Vida da Escola, teórica, por oposição e negação da Escola da Vida, prática, há abordagem apenas de um lado na pedagogia, aquele que interessa às elites e à classe dominante, a burguesia. Não há como a burguesia ceder espontaneamente seu poder, nem como a convencermos disso.

                            Porém, se ela melhorar um pouco, pode ser que isso signifique avanços socialistas. Aqui, portanto, podemos propor à chinesa uma ESCOLA DE DUAS VIAS, tanto ordenada, o que agrada à burguesia, quando desordenada, deixando entrar novos modos de ser e estar, que permitirão a penetração lenta e progressiva do povo. O desânimo cotidiano da Vida na Escola junto com o ânimo da Escola da Vida.

                            Fazer novas perguntas: como a Escola geral pode reoxigenar permanentemente os negócios, os governos, as empresas, as economias ou produções (agropecuárias/extrativistas, industriais, comerciais, de serviços e bancárias) e as sociologias ou organizações? Como as duas escolas podem ser fundidas em prateoria interativa, como Vida da Escola da Vida? Como as duas culturas/nações podem se encontrar também nisso?

                            Ora, em primeiríssimo lugar seria preciso realizar um CONGRESSO UNIVERSAL DA ESCOLA, correspondendo à globalização da Escola, com seções de Jardim, Primeiro Grau, Segundo Grau, Universitário, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado e Pesquisa & Desenvolvimento. Mandar delegados, criar mídia associada (TV, Rádio, Revista, Jornal, Livro e Internet). Depois incorporar as Duas Pedagogias. Formar os novos professores da Dupla-Via. E assim por diante.

                            Vitória, sexta-feira, 11 de outubro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário