quinta-feira, 12 de janeiro de 2017


Ecossistemas de Negócios

 

                            Em seu livro, Inteligência em E-Business (Transformando Informações em Conhecimento, e Conhecimento em Lucro), Rio de Janeiro, Qualitymark, 2002, p. 239, Bernard Liautaud (com Mark Hammond) diz: “Para uma empresa examinar seu desempenho, precisa olhar não apenas suas próprias necessidades, mas também as necessidades de seus parceiros e como pode participar para melhorar seus desempenhos. Em um ecossistema de negócios, se cada um se empenhar em tornar os outros melhores, todos serão beneficiados”, colorido meu.

                            Daí ECOSSISTEMA DE NEGÓCIOS me lembrou os transientes, a propriedade do modelo que diz que podemos aplicar, guardadas as proporções, uma lei de um nível no outro, por exemplo, da Biologia/p.2 na Psicologia/p.3, então um PSICOSSITEMA DE NEGÓCIOS, pois se trata de Psicologia (figuras ou psicanálises dos negócios, objetivos ou psico-sínteses dos negócios, produções ou economias dos negócios, organizações ou sociologias dos negócios e no centro geo-histórias ou espaçotempos dos negócios).

                            Agora, quem devora quem? Quais são os níveis tróficos? Onde estão os comensais, os parasitas, as empresas agressivas, a aclimatação, o ambiente socioeconômico, as empresas ameaçadas de extinção, a sociodegradação, as cadeias alimentares, os consumidores primários, secundários e terciários,        as aves de rapina, a evolução S/E das empresas e dos governos? Enfim, como se aplicam os termos? Como ver as várias ações S/E em termos de um ecoplanejamento? Onde se situam os predadores e as presas? Como convergem uns para as outras?

                            Ver assim nos ajudaria muito, pode saber, POR QUÊ podemos perguntar como se dão os fluxos de matéria, energia e informação e como se movem as pessoas (indivíduos, famílias, grupos e empresas) nas células ambientais (municípios/cidades, estados, nações e mundo – operando em níveis distintos). Quem são os superorganismos? Como a falta de um produto ou processo afeta a existência deste ou daquele ente socioeconômico governempresarial políticadministrativo pessoambiental?

                            Você está vendo o desenho? Levada à Psicologia/p.3, como se comportaria a grade conceitual posta na Biologia/p.2?

                            Vitória, sábado, 07 de dezembro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário