sábado, 21 de janeiro de 2017


Densidades Espaciais

 

                            No filme Babylon 5, A Lenda dos Rangers, uma personagem diz que no espaço não é necessário aerodinâmica, sugerindo que é tudo tão rarefeito que isso não faria sentido. Bom, não faria sentido bem perto e a baixas velocidades. O espaço em torno da Terra não é como nossa atmosfera, que é bem densa, por comparação com ele. Se em nosso planeta tudo deve evitar desperdiçar energia com a resistência do ar, no espaço circunvizinho deste mundo não faz muito sentido tanta preocupação.

                            Mas, não faz muito sentido QUANTO?

                            Pois tudo são as CNTP, Condições Normais de Temperatura e Pressão. O que é “normal”? Isso depende de definição, relativas às condições da Terra, nas quais aprendemos a viver.

                            A baixas velocidades qualquer nave em volta da Terra e nas proximidades do Sol encontrará pouca resistência.

                            AS DENSIDADES

·        Na Terra

·        No sistema solar

·        Na constelação

·        Na Galáxia (Via Láctea)

·        No aglomerado

·        No superaglomerado

·        No universo

·        No pluriverso

Essas densidades, por outro lado, dependem das velocidades:

AS VELOCIDADES (em relação à da luz)

·        1/1.000.000

·        1/100.000

·        1/10.000

·        1/1.000

·        1/100

·        1/10

Como quando está chovendo e estamos parados, quase não nos molhando, porque a área exposta é a projeção no plano do corpo ereto, ao passo que se começamos a correr as gotas caem com inclinação e nos molhamos muito mais, pois a área aumenta muito - e quanto maior a velocidade maior ela será. Do mesmo modo, a grande velocidade a poeira interplanetária torna-se densa, até bastante densa, o que seria preciso calcular conforme os espaços e as velocidades. Creio até que os técnicos e cientistas deveriam fornecer aos artistas um programáquina que fizesse esses e outros tipos de cálculos, no sentido de tornar mais verossímeis os filmes. Porque às vezes é muito triste.

Acontece que no modelo não temos apenas artes e sim tecnartes, técnicas + artes, daí precisando do apoio dos técnicos aos artistas. Os tecnocientistas desprezam um pouco isso, deixando-nos com filmes bem ruinzinhos em termos de coerência com o Conhecimento já disponível. É uma pena. Aliás, isso renderia montanhas de dinheiro, por assim dizer.

Vitória, terça-feira, 07 de janeiro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário