Caixas de Investimentos
Se
vamos ser uma nação de comerciantes e empreendedores, convém o quanto antes
estabelecer nas escolas salas de aprendizado para crianças, professores,
diretores, pais e mães de alunos, onde sejam ensinados os princípios de compra
e vendas de ações, de cotas, de propriedades, de busca de informações sobre
empresas, de bolsas de valores, de mercados futuros, etc. O Brasil pode se
especializar nisso, implantando em todas as centenas de milhares de escolas de
todos os 5,5 mil municípios/cidades CAIXAS DE INVESTIMENTOS governempresariais
políticadministrativos pessoambientais (pessoas: indivíduos, famílias, grupos e
empresas; ambientes: municípios/cidades, estados, nações e mundo).
Urge
proceder assim.
O
primeiro movimento, naturalmente, é o de treinar os professores, em cinco
níveis diferentes, como pede o modelo: 1) uma primeira tintura, 2) um nível de
conhecedor amador, 3) depois de conhecedor profissional, 4) de mestre, e
finalmente 5) de modelador de mercado, o mais avançado de todos, que protegerá
os demais.
Para
o ES, em especial, deve ser criada uma instituição financeira, CIES, Caixa de
Investimentos do ES, que terá tanto a face de aplicadora em mercados quanto a
de escola de investimentos, como dito acima, reunindo especialistas capixabas,
brasileiros e mundiais para tal, quando possível, mais adiante.
Não
devemos agir como indivíduos golpeando-se mutuamente. Parece contraditório,
porque se alguém está ganhando no mercado de aplicações, alguém está perdendo.
Não é bem assim, alguma perda e ganho haverá, as compensações esperadas numa
soma zero; o que não queremos é perdas extraordinárias e golpismos, que devem
ser vigiados de pertíssimo e punidos severamente. Depois, pode ser que os
estrangeiros, menos preparados, percam, embora a perfídia seja detestada em
qualquer nível.
Vitória,
sexta-feira, 01 de novembro de 2002.
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