sábado, 3 de novembro de 2018


FEDES

 

A Federação dos Exploradores e Sonegadores, a FED/ES, fica situada na Avenida Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha), Vitória, ES. O ES, que nem é Espírito nem é Santo, não significa o estado, significa a exploração capitalista e a sonegação geral a que estão sujeitos o país e o estado.

Contudo, ao criar a sigla, a pessoa se sujeita aos significados dicionarizados do Léxico em português, deve-se pesquisar num dos dicionários eletrônicos; porisso também, hoje em dia ao criar nome de firma ou empresa é preciso digitar na Internet para ver se o nome aparece com significado em outra (das 8,0 mil) língua (s). DE fato, é preciso digitar também as siglas. Todo cuidado é pouco.

SE FEDES, ISSO SERÁ CHEIRADO DE LONGE (Houaiss eletrônico)

Verbo FEDER
Verbo
Intransitivo
1       exalar mau cheiro
Ex.: carne estragada fede
Transitivo indireto
2      Derivações: sentido figurado.
Causar aborrecimento a; aborrecer, enfadar
Ex.: fede-lhe a insistência dos fornecedores
FEDES
 
Exalas mau cheiro

Os dirigentes diziam:

- Não é Fedes, é FED/ES, e esse ES não é Espírito Santo, é Explorador e Sonegador.

Eles precisavam se assumir como tais, os empresários.

EXPLORAÇÃO E SONEGAÇÃO

EXPLORAÇÃO
SONEGAÇÃO
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiw8IbfGzsUGQrp7dBQ_1mmzj4gGJMlY-Dg-yAhDCRP1ypl7SKuMxHutIJ4gFNT38-EsF6OvtrZZXoinMvUmn2Ch6XkwuVXMSR1i8Riky4Ii10dig-rcgBi-FSmE8-0GqTBEre-XEfp2dTu/s400/explora%C3%A7%C3%A3o.jpg
Descrição: http://www.blogdaale.com.br/wp-content/uploads/2010/01/ciclo_vicioso_da_sonegacao.jpg
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFpsq0rIDQw-y6Itwth9FOFwJFyQihyphenhyphendp1E4mrktd7iMSnJR6Qfw5uCjOic27Uv1Oh4HUArlqGh1p-NZof1kZawtZYwQ3R6_wi4uDdIWR7WYRB-UgzxLfSBk00Zr25U8q-wClfPPQu5T8/s1600/trabalho+infantil.jpg
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwVzBBRaF4O8gVYQvy57ICWIfYjrDmczEhP7e6bDmpmBOmesweqJ17k_CcCa46LfFiiAF3rdissJOVrmpjeNqPTEO8C9IvO7u4SXoxhXkHwkCjNmJCBIdHCgDc4VfJIQ4pZk6nS12SyiEw/s1600/Alvaro+-+explora%C3%A7%C3%A3o+do+Trabalhador.jpg

Que fazer?

Era notório que eles eram exploradores e sonegadores.

Todo mundo sabia e na verdade os brasileiros nem ligavam, porque no Brasil era cobra passando rasteira em cobra. Enquanto o governo dava uma rasteira nas pessoas aumentando os percentuais dos tributos e criando novos, as pessoas se defendiam declarando valores menores nas transações de imóveis, que iam então para registro nos cartórios, os quais cobravam 3 % até o máximo de 4,2 mil para o valor limite de 200 mil por imóvel ou qualquer coisa. Os vendedores declaravam, de um milhão vendido, apenas 200 mil, e se o governo cobrava 10 a 15 % de IR sobre heranças, em vez de obter de 100 a 150 mil, ficava com 20 a 30 mil, 70 a 130 mil de diferença a menor.

Golpe em cima de golpe.

Não existe Brasil real há muito tempo, desde 1889, quando o imperador foi expulso.

É claro, os empresários exploravam e sonegavam, mas não eram todos, e os que o faziam não eram objeto de repúdio, de jeito nenhum, todos pensavam fazer o mesmo e procuravam obter o mesmo efeito benéfico.

CONJUGANDO O VERBO FEDER

Paradigma: feder
Formas Nominais
infinitivo: feder
gerúndio: fedendo
particípio: fedido
Presente do Indicativo
eu fedo
tu fedes
ele fede
nós fedemos
vós fedeis
eles fedem
Imperfeito do Indicativo
eu fedia
tu fedias
ele fedia
nós fedíamos
vós fedíeis
eles fediam
Perfeito do Indicativo
eu fedi
tu fedeste
ele fedeu
nós fedemos
vós fedestes
eles federam
Mais-que-perfeito do Indicativo
eu federa
tu federas
ele federa
nós fedêramos
vós fedêreis
eles federam
Futuro do Pretérito do Indicativo
eu federia
tu federias
ele federia
nós federíamos
vós federíeis
eles federiam
Futuro do Presente do Indicativo
eu federei
tu federás
ele federá
nós federemos
vós federeis
eles federão
Presente do Subjuntivo
que eu feda
que tu fedas
que ele feda
que nós fedamos
que vós fedais
que eles fedam
Imperfeito do Subjuntivo
se eu fedesse
se tu fedesses
se ele fedesse
se nós fedêssemos
se vós fedêsseis
se eles fedessem
Futuro do Subjuntivo
quando eu feder
quando tu federes
quando ele feder
quando nós federmos
quando vós federdes
quando eles federem
Imperativo Afirmativo
fede tu
feda ele
fedamos nós
fedei vós
fedam eles
Imperativo Negativo
não fedas tu
não feda ele
não fedamos nós
não fedais vós
não fedam eles
Infinitivo Pessoal
por feder eu
por federes tu
por feder ele
por federmos nós
por federdes vós
por federem eles


Quem se importava?

Na realidade essa exploração e sonegação eram vistas como mérito e a sociedade brasileira como muito meritória.

Oh, o que é a vida!

NÃO EXISTE PECADO ABAIXO DO EQUADOR

Não Existe Pecado ao Sul do Equador
 
Não existe pecado do lado de baixo do equador
Vamos fazer um pecado rasgado, suado, a todo vapor
Me deixa ser teu escracho, capacho, teu cacho
Um riacho de amor
Quando é lição de esculacho, olha aí, sai de baixo
Que eu sou professor
Deixa a tristeza pra lá, vem comer, me jantar
Sarapatel, caruru, tucupi, tacacá
Vê se me usa, me abusa, lambuza
Que a tua cafuza
Não pode esperar
Deixa a tristeza pra lá, vem comer, me jantar
Sarapatel, caruru, tucupi, tacacá
Vê se esgota, me bota na mesa
Que a tua holandesa
Não pode esperar
Não existe pecado do lado de baixo do equador
Vamos fazer um pecado, rasgado, suado a todo vapor
Me deixa ser teu escracho, teu cacho
Um riacho de amor
Quando é missão de esculacho, olha aí, sai de baixo
Que eu sou embaixador

Serra, quinta-feira, 05 de julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário