quinta-feira, 19 de outubro de 2017


Vontade Indomável de Minha Mãe Dominante

 

                        Minha mãe Alvira Perim Gava era baixinha, tinha apenas 1,54 m, formação até o quinto ano primário (que depois foi suprimido, os quatro anos restantes juntados ao ginásio, em conjunto tornando-se o ensino fundamental de oito anos). Nasceu em 1924 e morreu aos 77 anos de desgosto pelo assassinato de meu irmão mais velho. Tinha uma vontade indomável frente a meu pai, José Attílio Gava, e aos quatro filhos (a filha Amarílis morreu bebê). Viveu em meio aos homens, alimentando-os todos, mais algumas meninas, tendo ajudado a criar “28 filhos dos outros”, no que sentia algum prazer.

                        Muito tempo depois, quando comecei a escrever o Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens (MCES) em que aparece a mãe dominante, voltei minha consciência para a figura dela e vi que era realmente uma MD, uma autêntica MD; nalguma caverna antiga teria controlado com punho de ferro (Margareth Thatcher devia ser outra) a tudo e a todos, menos os guerreiros (que teriam tido seu respeito) e o macho-alfa.

                        Serão todas as MD baixinhas e gordinhas? Terão tais e quais características? Que essa figura lógica existiu não tenho mais dúvida alguma, em razão dos apontamentos do MCES. E pude ver retrospectivamente tais características estampadas na maneira de ser e de proceder de minha mãe, no gestual, na temperança, na invencibilidade, na irredutibilidade, em tudo mesmo. Talvez eu tenha aprendido minha resistência com ela.

                        Que papel elas exerceram em moldar a civilização humana?

                        Como contribuíram para fazer de nós o que somos?

                        É extraordinário pensar nessas figuras, pois em geral culturalmente ressaltamos os homens.

                        Vitória, julho de 2005.

 

                        AS DEUSAS DOMINANTES


                        A VÊNUS DE WILLENDORF

Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a Pré-História. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. Tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse tempo é o resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e dos estudos da moderna ciência arqueológica, que reconstituíram a cultura do homem.

                        ISSO ACABOU LEVANDO A EXAGEROS

A RELIGIÃO DA GRANDE MÃE
Por Romeo Graziano Filho
Religião pré-cristã, identificada com a natureza, a Wicca, foi perseguida a partir da Idade Média

Nenhum comentário:

Postar um comentário