quarta-feira, 18 de outubro de 2017


Os Lobatos e os Panelões

 

                        Como é que na situação da costa do México três dos grandes foram cair justamente nas bordas e do mesmo modo na África do Sul e provavelmente outros? Não é muita coincidência? Não é coincidência demais os panelões ficarem nas bordas?

                        Não devemos pensar assim.

                        De fato, os meteoritos (flechas) caem em qualquer lugar, terra ou água; não respeitam placas continentais, nem crátons, nem assoalhos oceânicos; quando caem em quaisquer partes essas partes nas quais caíram se movem segundo o mecanismo das placas tectônicas, indo para lá e para cá, por exemplo, caiu a série de grandes no Canadá, foi arrastada e quando as cadeias (tipo as Montanhas Rochosas) foram levantadas os panelões também foram. No caso do México os panelões estão sendo levantados, no caso do Canadá as crateras já foram levantadas faz tempo e situam-se dentro do LAN Lobato da América do Norte já terminado. No México o Lobato ainda irá formar-se e os panelões serão internados, doravante situando-se em terra. Quando as placas se movem levam consigo as crateras, que são alteadas, carregando junto os meteoritos que estão nos fundos – TUDO é levantado junto, a cratera - que é a forma residual - e o meteorito que a causou. Tão simples quanto isso. Eles não caem em tais ou quais lugares que vemos: tais ou quais lugares foram formados depois das quedas.

                        Porque seria esquisito demais que meteoritos muito antigos, de centenas de milhões de anos ou mesmo bilhões tivessem caído DEPOIS do início do movimento continental há somente 270 milhões de anos ou, menos ainda, há 70 milhões de anos. São dois mecanismos independentes: 1) eles caem sobre a superfície da esfera em qualquer tempo ou espaço; 2) pedaços dessa superfície, as placas, se movem em várias direções-sentidos.

                        No caso do México, repetindo, os grandes caíram em qualquer lugar que era fundo do oceano e só agora estão sendo levantados: o de Chicxulub não caiu na borda da península do Iucatã, a península é que surgiu depois, tudo lá estando sendo levantado agora mesmo, pouco a pouco. No caso do Canadá o trabalho foi muito mais completo e eles se encontram no interior do continente, dentro do LAN.

                        Vitória, julho de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário