quarta-feira, 11 de outubro de 2017


O Martírio de Semmelweis

 

                            No livro de Sebastião Formosinho Nos Bastidores da Ciência (Resistências dos Cientistas à Inovação Científica), Lisboa, Gradiva, 1988, p. 16/7, português de Portugal, ele diz: “Se Galileu é grave exemplo do pecado dos homens e da hierarquia da Igreja Católica, Ignaz Semmelweis (1818-1865), entre outros, é exemplo de um obscurantismo igualmente grave por parte dos homens da ciência. Semmelweis foi um médico húngaro que descobriu a origem infecciosa da febre puerperal e concluiu que esta podia ser transmitida às doentes através das mãos de médicos e estudantes de Medicina que vinham directamente dos teatros anatómicos. Na sua clínica de obstetrícia do Hospital de Viena introduziu, por isso, uma rotina de desinfecção das mãos do pessoal hospitalar. A mortalidade decresceu de imediato para 12 % e foi diminuindo até atingir 1 %. Não obstante as suas ideias terem sido bem aceitas de início, acabaram por levantar uma séria oposição nos seus confrades, por revelarem que, afinal, o obstetra era muitas vezes o portador da morte. Semmelweins teve de abandonar Viena, indo para Budapeste, onde continuou a lutar pelas suas ideias, mas a oposição manteve-se. Homem persistente, escreveu um livro, que veio mais tarde a ser famoso, Etiologia, e vários artigos onde denunciava como criminosos os que não seguiam suas ideias. Profundamente ridicularizado pelos seus pares, abandonou o Hospital de Budapeste e veio a morrer num asilo de alienados. As suas ideias e os seus argumentos parecem hoje de uma lógica irrefutável. Todavia, foi condenado pelos seus colegas, que, como homens de ciência, tinham o dever de, nesta matéria e nessa época, serem mais esclarecidos do que os homens da Inquisição. Cada civilização tem os seus métodos de sanção intelectual para os ‘hereges’ e os ‘heterodoxos’”.

                            SOBRE GALILEU

Galileu Galilei (1564-1642), físico e astrônomo italiano que, junto com o astrônomo alemão Johannes Kepler, começou a revolução científica que culminou com a obra do físico inglês Isaac Newton. Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

                            SOBRE SEMMELWEIS.

Semmelweis, Ignác Fülöp (1818-1865), ginecologista húngaro que descobriu como prevenir a transmissão da febre puerperal às mães e introduziu a profilaxia da assepsia na medicina. Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário