sexta-feira, 20 de outubro de 2017


Ecoísmo ou Ecofascismo?

 

                            Na década dos 1970 nosso amigo RLB trouxe esse conceito até mim, não sei se de criação dele ou tomado emprestado, falando da questão do ecofascismo.

                            O FASCIO era um feixe romano de varas indicativo de união, união dos indivíduos na comunhão coletiva, portanto, o imperativo do geral sobre o particular, o que ensejou o enfeixamento particular do coletivo por Mussolini e Hitler.


Ecoísmo (ecologia de direita, que não vê utilidade alguma no que é patrimônio de todos, visando somente o indivíduo, o que leva à destruição da Natureza)
 

Ecofascismo (ecologia de esquerda, que preserva demais o coletivo sem dar espaço para o indivíduo crescer; conservação pela conservação)
 
                            DUAS EXTREMIDADES DA QUESTÃO ECOLÓGICA

 

 

                           

                           

                           

 

 

 

 

 

Não obstante, parecia que o ecofascismo era de direita, nunca o analisamos direito, nem existia o modelo para enquadrar. O ecofascismo foi uma idéia de esquerda aproveitada pela direita e tida como imperialista, como colocado no texto de Internet abaixo.

UM TERCEIRO CAMINHO (criei a palavra “ecoplanejamento” – que poderíamos chamar igualmente de “ecodesenho” – faz tempo)


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Ao ouvir a esquerda desarmaremos as direitas ultra-radicais que querem o conflito a qualquer custo; ao ouvirmos a direita desmascaremos as esquerdas ultra-radicais que almejam a luta por qualquer caminho. A Natureza estará protegida sem desamparo das ambições humanas e estas não sofrerão imposições excessivas de limites.

Vitória, agosto de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário