A
Computação Gráfica e a Variação XYZ das Lagoonas
As PESSOAS
(indivíduos, famílias, grupos e empresas), sendo de vida curta, não podem ver
os grandes tempos, por exemplo, os tempos de transformação do espaço geológico.
Sendo assim, no caso do Lagoão de Linhares as pessoas não podem nem de longe
imaginar o passado que está milhões de anos ou mesmo milhares de anos para
trás.
A computação
gráfica, mostrando as modificações para cima e para baixo, para a esquerda e
para a direita, para frente e para trás permitiria situar as populações,
digamos, em 2005 e ir dando saltos de um ano por segundo, mostrando as
modificações muito rápidas, 86,4 mil pseudo-anos a cada dia. Fixando o
ano-espaço de 2005-em-Linhares como X0Y0Z0 se poderia ver o movimento do Lagoão
até se tornar a Lagoa Juparanã e vizinhas, toda a região de Linhares, em cada
ano transcorrendo (365,25 dias/ano x 24 horas/dia x 60 minutos/hora x 60
segundos/minuto =) 31,5576 milhões de pseudo-anos por ano. Em filme de duas
horas já seriam 7.200 pseudo-anos. Ou poderia ser acelerado, multiplicado por
cinco, quando transcorreriam 36.000 pseudo-anos em duas horas, permitindo
abranger um tempo longo, vendo-se mais modificações por unidade de tempo real,
uma hora para o passado e uma hora para o futuro, 18 mil anos para cada lado –
em modelação computacional fazendo as figuras andar em volta, compondo-se cenários
maravilhosos. As pessoas teriam uma idéia da celeridade de suas vidas por
comparação com a lentidão da Natureza.
Poderíamos usar o
artifício de manter as coordenadas da cidade/município atual fixadas, deixando
a lagoona (todas e cada uma do mundo) se mexer à vontade, o plano da cidade ora
ficando no pseudo-ar, ora afundando no pseudo-solo, ora mergulhando no mar ou
no rio ou na lagoona em si ou suas frações diminuídas, ora ainda adentrando a
floresta.
Enfim, vai ser bem
divertido, tanto para os adultos quanto muito mais para as crianças, que
ficarão deslumbradas.
Vitória,
segunda-feira, 11 de julho de 2005.
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