sexta-feira, 11 de agosto de 2017


Vagões que Desejam ser Locomotiva sem Fazer Força, Primeiros-Estados e a Grandeza do Espírito Santo

 

                            É certo que o estado do Espírito Santo é terceiro-estado de terceiro-país, daí ficar muito para trás, grosso modo significando cinco décimos milésimos (1/2.000) da renda mundial. Há PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e AMBIENTES (cidades/municípios, estados, nações e mundos) que desejam estar em primeiro lugar sem fazer força, sabendo-se que ser locomotiva significa puxar os outros, que vão atrás em conforto, mas sem os prazeres de ver primeiro.

                            Assim é para os que não fazem o esforço de pensar o Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática), em particular a pontescada científica (Física/Química, Biologia/p.22, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5 e Dialógica/p.6), o que é tecnocientificamente definido. Pessoas que trabalham com a cabeça no nível braçal mínimo e vão para os bares e as festas gerais. Ou aqueles que nem esses esforços cíclicos fazem e querem receber de bandeja a vida-racional e a vida.

                            Ora, para ser primeiro-estado o ES precisa fazer primeiros-esforços por meio de primeiras-razões e de primeiras-emoções, quer dizer, precisa lutar para avançar, porque ninguém cede primeiros-postos gratuitamente. Desde quando fosse verdadeiro nosso estado representar 1/2.000, caso crescesse a 7 % ACIMA DOS OUTROS - quer dizer, acima da média mundial - demoraria mais de um século para se tornar primeiro-estado acima das primeiras-nações. Não é fácil, porque todos estão superproduzidos de forma cada vez mais esperta. Um esforço concentrado é necessário em toda a psicologia.

                            SUPERPSICOLOGIA DOS SUPERESTADOS

·       Superfiguras ou superpsicanálises;

·       Superobjetivos ou superpsico-sínteses;

·       Superproduções ou supereconomias;

·       Superorganizações ou supersociologias;

·       Superespaçotempos ou super-geo-históricas.

Nem adianta pensar que as pessoas vão sair da frente para você passar. De jeito algum, vão procurar é atrapalhar o máximo possível, mesmo sabendo que você é melhor – e apenas por desfastio ou enfado ou falta do que fazer. Por tudo e por nada vão criar obstáculos.

Como vagão o ES pode se dar ao luxo de deitar em berço esplêndido, deixando-se ficar no gozo da sombra e da água fresca. Pode “gozar a Vida”, pode apreciar a paisagem. Para os que são locomotivas isso não é possível, pois elas estão sempre fazendo força para ficarem na frente. Não podem esmorecer sequer um segundo. Devem estar permanentemente atentas, sempre fazendo coisas novas.

Há gente que quer receber tudo de mão-beijada, tudo de bandeja, já pronto para digerir, pré-mastigado. Querem estar em evidência sem terem feito o esforço necessário para tal. O mundo hoje é muito complexo e estar em primeiro lugar significa que você realmente fez o dever de casa, mesmo que não pareça, por exemplo, para as modelos que de terem um corpo bonito herdaram uma fatia grande do mundo – na realidade elas devem “ralar” bastante todos os dias. Primeiros-tenistas, primeiros-corredores, primeiros-futebolistas trabalham oito horas por dia.

Não é fácil, não.

Vitória, sábado, 20 de novembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário