quinta-feira, 10 de agosto de 2017


Os Violentíssimos Cro-Magnons

 

                            Tendo aparecido há 80 ou 70 mil anos – enquanto os EMAY (Eva Mitocondrial + Adão Y) neanderthais surgiram há 200 mil anos -, os cro-magnons ficaram inicialmente - segundo a Teoria da Forquilha - nos gelos da Glaciação de Wisconsin até quando esta terminou há 10 mil anos. Visto que os “brancos” -vermelhos (“brancos” foram: os brancos mesmo, os amarelos e os vermelhos) passaram pelo Estreito de Bering há 15 e há 12 mil anos em duas levas antes que as águas subissem e as pontes de areia e gelo fossem fechadas, contaremos daquela data mais antiga.

                            Ora, desde então, desde treze mil antes de Cristo até o nascimento deste, os cro-magnons se tornaram 100 milhões no mundo inteiro, segundo cálculos dos tecnocientistas; mataram todos os neanderthais e seus ambientes em toda parte, exceto na Austrália, aonde só chegariam lá por 1770 com Cook (AD 1606 Willem Jansz, a Dutch captain, became the first European to explore the Australian coast. 1770 Captain James Cook, an English explorer, claimed eastern Australia for Great Britain. © 1993-2003 Microsoft Corporation. All rights reserved.), embora um primeiro europeu tenha chegado pouco depois de 1600, Jansz.

                            Em geral mostram nos filmes didáticos os cro-magnons como mansos e sábios, delicados, enquanto os neandertais são vistos como brutais, violentos, hostis. Era o contrário: para tomar assim o mundo em tempos tão breves e matar todos os neandertais os cro-magnons devem ter sido extremamente agressivos. É provável que, como os nativos ou aborígines australianos de agora, que são neandertais, estes fossem muito atenciosos com os filhos e as esposas, embora travassem guerra entre si.

                            Nós é que somos incivilizados, rudes, grosseiros espancadores de mulheres e de crianças, furtivos, traiçoeiros. Não eles, nós. A Natureza nos preparou assim, porque precisava de gente dessa espécie para tomar o cenário inteiro do planeta. Os neandertais não teriam criado a civilização expansiva que construímos. De fato, ainda estaríamos lá pelo ano 10 mil anos de Cristo, não fosse essa bestialidade cro-magnon. A civilização não teria dado os saltos que deu, não teria dilatado seus horizontes como dilatou. Os cro-magnons eram violentos e foram adiante onde os neandertais não se adiantaram. Isso é pregação da violência? De jeito nenhum, deploro totalmente. Entretanto, é fato que foi assim. As imagens do cinema devem mudar.

                            Vitória, sábado, 20 de novembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário