Demonstração Visual
da Economia
O modelo mostrou
nitidamente que o povo não consegue aprender por palavras, só as elites o
fazem; mesmo as elites aprenderiam muito mais rápido se fosse mostrado por
imagens (depois consolidando o conhecimento através das palavras). Assim, a
computação gráfica ou modelação computacional em 3DRV (3D, três dimensões; RV,
realidade virtual) faria maravilhas pelo ensinaprendizado, como está subjacente
à proposta da SCTE (sala, cadeiras e telão de ensinaprendizado), ao LV (laboratório
virtual), à CP (Ciberprancheta), ao AT (Atlas de Toque) e à AC (Árvore do
Conhecimento).
Tutoriais com
palavras são menos favorecedores desse aprendizado ligeiro que os tutoriais ou
apostilas visuais. Em particular, uma certa Editora Terra (Terra Multimídia)
produziu o Curso Multimídia Interativo
Passo a Passo (Excel, Access, FrontPage, Internet Explorer, Word e
PowerPoint – tudo 2000), que achei muito bom no que assisti até agoraqui.
ECONOMIA INTERATIVA MULTIMÍDIA PASSO A PASSO
·
Agropecuária
audiovisual;
·
Indústrias
audiovisuais;
·
Comércio
audiovisual;
·
Serviços
audiovisuais;
·
Bancos
audiovisuais.
Interessaria às escolas (diretores,
professos, alunos, pais e mães), às repartições dos quatro governos (Executivo,
Judiciário, Legislativo e Ministério Público), às empresas (tanto aos velhos
empresários que já estão aí, e são milhões, quanto aos iniciantes), à imprensa,
aos institutos e universidades, aos lares, a todos, enfim.
A
GEO-HISTÓRIA DA ECONOMIA
·
Passado
(história);
·
Presente
(geografia):
1. Primeiro a quinto mundos;
2. O ortodoxo e o heterodoxo;
3. O auxílio da administração, do
direito, da economia e outras disciplinas; etc.
Seria preciso distribuir nos níveis de
dificuldades, digamos da bandeira do labor (operários, intelectuais,
financistas, militares e burocratas); nos níveis de percepção (povo,
lideranças, profissionais, pesquisadores, estadistas, santos/sábios e
iluminados).
Como já foi dito noutra oportunidade
sobre outro assunto, seria preciso passar em vários ritmos (correspondendo às
capacidades de aprender):
·
Rapidíssimo
(iluminados);
·
Muito
rápido;
·
Rápido;
·
Médio;
·
Lento;
·
Muito
lento;
·
Lentíssimo
(povo).
E devemos projetar na tela as palavras
novas. Se for tela de computador, melhor ainda, porque haverá interação via
programa com as memórias internas, abrindo-se os laços ou links, digamos www.moeda.com.br.
Nem quero encompridar o assunto porque não terminaria o artigo. Pode-se compor
para sempre.
Vitória, sexta-feira,
10 de dezembro de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário