segunda-feira, 14 de agosto de 2017


Demonstração Visual da Economia

 

                            O modelo mostrou nitidamente que o povo não consegue aprender por palavras, só as elites o fazem; mesmo as elites aprenderiam muito mais rápido se fosse mostrado por imagens (depois consolidando o conhecimento através das palavras). Assim, a computação gráfica ou modelação computacional em 3DRV (3D, três dimensões; RV, realidade virtual) faria maravilhas pelo ensinaprendizado, como está subjacente à proposta da SCTE (sala, cadeiras e telão de ensinaprendizado), ao LV (laboratório virtual), à CP (Ciberprancheta), ao AT (Atlas de Toque) e à AC (Árvore do Conhecimento).

                            Tutoriais com palavras são menos favorecedores desse aprendizado ligeiro que os tutoriais ou apostilas visuais. Em particular, uma certa Editora Terra (Terra Multimídia) produziu o Curso Multimídia Interativo Passo a Passo (Excel, Access, FrontPage, Internet Explorer, Word e PowerPoint – tudo 2000), que achei muito bom no que assisti até agoraqui.

                            ECONOMIA INTERATIVA MULTIMÍDIA PASSO A PASSO

·       Agropecuária audiovisual;

·       Indústrias audiovisuais;

·       Comércio audiovisual;

·       Serviços audiovisuais;

·       Bancos audiovisuais.

Interessaria às escolas (diretores, professos, alunos, pais e mães), às repartições dos quatro governos (Executivo, Judiciário, Legislativo e Ministério Público), às empresas (tanto aos velhos empresários que já estão aí, e são milhões, quanto aos iniciantes), à imprensa, aos institutos e universidades, aos lares, a todos, enfim.

A GEO-HISTÓRIA DA ECONOMIA

·       Passado (história);

·       Presente (geografia):

1.       Primeiro a quinto mundos;

2.       O ortodoxo e o heterodoxo;

3.      O auxílio da administração, do direito, da economia e outras disciplinas; etc.

Seria preciso distribuir nos níveis de dificuldades, digamos da bandeira do labor (operários, intelectuais, financistas, militares e burocratas); nos níveis de percepção (povo, lideranças, profissionais, pesquisadores, estadistas, santos/sábios e iluminados).

Como já foi dito noutra oportunidade sobre outro assunto, seria preciso passar em vários ritmos (correspondendo às capacidades de aprender):

·       Rapidíssimo (iluminados);

·       Muito rápido;

·       Rápido;

·       Médio;

·       Lento;

·       Muito lento;

·       Lentíssimo (povo).

E devemos projetar na tela as palavras novas. Se for tela de computador, melhor ainda, porque haverá interação via programa com as memórias internas, abrindo-se os laços ou links, digamos www.moeda.com.br. Nem quero encompridar o assunto porque não terminaria o artigo. Pode-se compor para sempre.
Vitória, sexta-feira, 10 de dezembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário