domingo, 22 de janeiro de 2017


Posição Especial

 

                            No livro O Que É Vida? (Para entender a Biologia do século XXI), Rio de Janeiro, Relume Dumará, 2000, p. 165, capítulo 7, Evolução, os autores Diogo Meyer e Charbel Niño El-Hani dizem: “A visão evolutiva do mundo nos priva de uma posição especial no mundo natural, defendida em muitas tradições religiosas, e nos coloca entre os demais seres vivos. Além disso, a diversidade de seres vivos passa a ser explicada inteiramente a partir de leis naturais, sem necessidade de invocar qualquer poder divino. Grande parte da oposição religiosa à evolução que vemos nos dias de hoje tem esta raiz”.

                            Eu pensava na cientificação do mundo, quando o modelo veio propor o Conhecimento como sendo composto de nove matrizes, quatro pares mais uma: Magia/Arte, Teologia/Religião, filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática. Do conjunto a tecnociência é somente um par, a ciência só um nono. NÃO SÃO REDUTÍVEIS umas às outras as maneiras de conhecer. São motores independentes. Os religiosos jamais vão se render aos cientistas ou aos técnicos ou a qualquer dos outros pólos. Não tem jeito, só traz guerra.

                            Assim sendo, a chamada CRIAÇÃO ESPECIAL, que é a criação religiosa, isto é, segundo os religiosos, é uma visão que jamais será suprimida, façam o que fizerem. Nem cada uma das outras. Mesmo quando a Matemática unificar tudo ainda assim ficarão as demais oito visões. A CE deve ter seu lugar no mundo.

                            Além disso, se a visão de um mundo evolutivo nos privou de um lugar especial, isso é errado, tanto quanto o contrário, o ser humano ou qualquer espécie racional dominante estar submetida a visões teocêntricas, zoocêntricas ou quaisquer outras. Deve haver equilíbrio entre a CRIAÇÃO TECNOCIENTÍFICA e as demais, digamos a criação religiosa ou especial. Ela deve realmente ser ensinada nas escolas, para quem deseje aprendê-la (mas não para quem não queira). Foi igualmente errado tender ao absolutismo de fazer as criaturas descendentes do acaso, sem a necessidade de um Deus criador, como antes era errada a visão unilateral dos religiosos. Todo excesso acaba levando a doenças.

                            A CE é uma parte da PE, posição especial, PORQUE você quer se considerado especial, assim como sua família, seu grupo, sua empresa, seu município/cidade, seu estado, sua nação e seu mundo. Todos querem especial atenção. É certo querer ver respeitadas suas crenças. Os tecnocientistas erraram ao ambicionar o monopólio da verdade, como outros erraram também ao seu tempo.

                            Vitória, terça-feira, 07 de janeiro de 2003.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário