domingo, 3 de junho de 2018


Deus Contra Ataca

 

Já disse que meu nome, quando traduzido na Rede Cognata, é muito esquisito; é apenas a reunião de nomes próprios com nome familiar – isso deve acontecer o tempo todo no mundo inteiro e quando pudermos ter e usar o programáquina leitor saberemos mais.

LENDO DE NOVO (já fiz muitas variações, vá buscar)

José
Augusto
Gava
JESUS
CRISTO
ABBA
DEUS
CONTRA
EVA
DEUS
CONTRA
ATACA
JOSÉ
CORNUDO
CALADO
TENSÃO
CORROMPENDO
CÉU
TRAIÇÃO
CONSENTIDA
GERAL
TRANSE
QUANTO
QUEIRA
TRAIÇÃO
CÓSMICA
AGRIDE
DANAÇÃO
GRANDE
CABAL

Parece que José foi considerado corno, mas teve sua recompensa, pois calado = QUERIDO. Parece também que Deus igualmente o era, mas de Eva, e que contra-atacou (considerando todo o tempo comprimido numa linha só), sentindo-se agredido. E todas as combinações.

Fica a sensação de que os mitos bíblicos de Adão e Eva de si bastante preocupantes como imagem geral vão ainda mais fundo e atingem proporções de verdadeira traição cósmica, nas origens mesmo. O fato de não vermos só fala de nossas vidas curtinhas, se isso está mesmo acontecendo. Por outro lado Eva (= AVÓ = OVELHA = QUERIDA) não é propriamente fácil, pois ela resiste mesmo quando Deus a ataca.

Vitória, quinta-feira, 30 de novembro de 2006.

Desenho Psicopaisagístico

 

Venho insistindo muito em ver o mundo como desenho psicológico e o paisagismo/jardinagem tecnartístico como DESENHO DE ALMAS (com apoio nas demais tecnartes, claro).

DESENHO DO CONHECIMENTO

·       Desenho mágico-artístico;

·       Desenho teológico-religioso;

·       Desenho filosófico-ideológico;

·       Desenho científico-técnico:

1.       Desenho físico-químico;

2.       Desenho biológico-p.2 (Burle Marx não fazia desenhos biológicos puros e sim psicológicos);

3.      Desenhos psicológicos-p.3;                             PASSADOS

4.      Desenhos informacionais-p.4;                       FUTUROS

5.      Desenhos cosmológicos-p.5;

6.      Desenhos dialógicos-p.6;

·       Desenho matemático.

DESENHO PSICOLÓGICO

 
3. desenho de produções ou economias
 
1.                   Desenho de
Figuras ou psicanálises
0. desenho de espaçotempos ou geo-histórias
2. desenho de objetivos ou psico-sínteses
 
4. desenho de organizações ou sociologias
 
DESENHO DE PESSOAMBIENTES
·               DESENHO DE PESSOAS:
a.                                          Desenho de indivíduos;
b.                                          Desenho de famílias;
c.                                           Desenho de grupos;
d.                                          Desenho de empresas:
d.1. Agropecuárias-extrativistas;
d.2. Industriais;
d.3. Comerciais;
d.4. De serviços;
d.5. Bancárias;
·               DESENHO DE AMBIENTES:
a.                  Desenho de cidades-municípios;
b.                  Desenho de estados;
c.                  Desenho de nações;
d.                  Desenho de mundos.
De cenários (ou ambientes)
De figuras (ou pessoas)
50 %
50 %
Equilíbrio ou T 50/50
FENG SHUI
I CHING

Qual é a melhor paisagem psicológica para cada atividade? Isso não é fácil determinar (o I-Ching oriental se destina a re-equilibrar as almas para os ambientes, enquanto o Feng Shui quer re-equilibrar os lugares). O Tao te King, claro, é uma prática psicológica total do Oriente visando a combinação do corpo e da mente em corpomente ou psicossoma - do primeiro com o segundo para produzir o terceiro ou lei ou equilíbrio ou T.

Tudo que fazemos é desenhar psico-paisagens e psico-figuras, bem ou mal; construir uma empresa é a difícil tarefa de produzir (ou não) harmonia dentro e fora.

Vitória, terça-feira, 05 de dezembro de 2006.

Clubescola

 

Com base naquela partição da Curva do Sino que diz que 1/40 ou 2,5 % estão em cada extremidade podemos adiantar um instrumento de mobilização, agora que existem a Internet (desde 1989 no mundo e desde 1995 no Brasil) e a telefonia universal.

SIM DA CURVA


Numa população de 400 mil, que é da ordem de grandeza de Vitória, Espírito Santo, existirão 1/40 ou 10 mil pessoas superpreocupadas com educação e escolas. O grau de compromisso vai aumentando desde a primeira até a quinta potência (central) ou (1/40)5.

DESSE JEITO NA POPULAÇÃO MUNDIAL DE 6,4 BILHÕES (diminuí para ser divisível por 4)

POTÊNCIA
POTENCIAL
1
160 milhões
2
4 milhões
3
100 mil
4
2.500
5 (condutores)
> 60 indivíduos

Observe que metade não é interessada; e da metade que sobrar metade pode ser considerada gente nova ou velha demais. De qualquer modo, sobrariam de SUPERINTERESSADOS 15 pessoas.

Veja só que potencial enorme (constantemente renovável, pois vão nascendo pessoas sempre): 160 milhões podem se unir em todas as línguas como um consórcio universal pró-educação via Internet dentro de suas casas, nos escritórios, nos consultórios, nas fábricas, nas repartições e em toda parte mesmo nas horas vagas, se capitaneados pelos governempresas e grupos-tarefas interessados. É o tal do “teletrabalho” por uma boníssima causa.

Eis aí: podem criar um CLUBE-ESCOLA em cada cidade, começando de modo muito simples e evoluindo mesmo para ser um clube onde os amantes da educação “presencial” e distante possam se reunir para combinar iniciativas. Clube completo, com tudo que tem direito.

Vitória, quinta-feira, 07 de dezembro de 2006.

 

TELE-ESCOLA PARA ENSINO-À-PROXIMIDADE (proporcionada pela Internet e o videofone ou videoconferência)

Uma solução na autenticação de usuários para ensino à distância
Mauricio Fiorese
Profa. Dra. Liane M. R. Tarouco (orientadora)
mfiorese@inf.ufrgs.br
Resumo
Este trabalho objetiva o estudo de diferentes estratégias e técnicas de autenticação de usuários com vistas a se determinar quais podem ser integradas em um ambiente de educação à distância. Buscar-se-á aquelas que sejam factíveis de utilização, seja pelo custo ou quantidade de equipamentos extras envolvidos, seja pela simplicidade operacional ou pelo grau de certeza das medidas efetuadas.

Clube Campestre de Filosofia

 

Têm como certo as pessoas que a Filosofia, por ser assunto tão árduo nas altas esferas, não agrada ao povo, mas todo mundo gosta de descobrir – a humanidade é basicamente descoberta, a racionalidade é isso.

NATURAL-MENTE HÁ ESCADA (escolar)

     0. filosofia aberta a todos e cada um;

1.       Filosofia pré-primária;

2.       Filosofia de primeiro grau (está sendo instalada agora no Brasil);

3.      Filosofia de segundo grau (já foi estabelecida há alguns anos);

4.      Filosofia universitária (na UFES existiu há décadas e foi fechada pelo regime militar, mas reabriu - eu mesmo entrei no curso em 1989, mas não fui longe);

5.      Filosofia de mestrado;

6.      Filosofia de doutorado;

7.       Filosofia de pós-doutorado;

8.      Filosofia dos grandes filósofos.

A Filosofia já discutiu muitos temas, porisso os novatos vão ter dificuldade de encontrar algo novo; mas sempre há e é gratificante achar.

Ora, quando as pessoas começam a estudar qualquer coisa, encantam-se e logo se apaixonam pelo tema. Compram livros e mais livros e vão em frente mesmo. O que acontece com a Filosofia é o que acontece com quase tudo: sem propaganda não vai. Agora que na Alemanha surgiu e nos EUA se expandiu a filosofia prática, de aplicação nas coisas do dia a dia, e que nas escolas estão introduzindo ou reintroduzindo o debate filosófico, ele há de fatalmente prosperar. É forçoso, não demora nada.

Atualmente, em virtude da falha e do recolhimento dos filósofos, avessos a publicidade por natureza, a Filosofia é pouco conhecida. Não há demanda porque não há oferta e não há oferta porque não há demanda, criando-se um círculo vicioso cujo rompimento depende de demandoferta, a fusão do par, com criação de células que permitam a propagação, discutindo-se nelas tudo e nada, de um extremo a outro. O mundo atual é cheio de falta de o quê fazer, está entupido de tédio, aborrecimento ou fastio e repetição. Há muito tempo livre, como venho repetindo, e apesar das tremendas novidades as pessoas não se dão por satisfeitas, já que hes falta substância, conteúdo, interioridade, estrutura – sentem como vazias suas vidas, indefinidas e cheias de objetos, mas incompreensíveis.

Assim, ao contrário do que pensam os ligeirinhos, Filosofia (e o restante conhecimento alto ou profundo) é do que precisam as pessoas. Evidentemente as cidades estão superlotadas e como parte do prazer de filosofar pode-se voltar às escolas gregas no campo, como a Academia (de Platão), o Liceu de Aristóteles, o Jardim de Epicuro e outras, porque a Grécia era basicamente rural ou as cidades tão pequenas que davam para o campo próximo.

Nessa nova modalidade as pessoas iriam para o campo sábados, domingos e feriados, hospedando-se e tendo aulas (quem gostasse, é claro, de campo, de filosofia ou das duas coisas combinadas). No mais seria como um clube mesmo, com piscinas, quadras, restaurante, academia de ginástica, campos de futebol, passeios ao ar livre, tudo que um clube urbano ou fazenda-clube rural oferece, mais documentários, filmes, biblioteca de filosofia, museu, palestras, debates e o que mais fosse interessante.

Vitória segunda-feira, 04 de dezembro de 2006.

 

PLATÃO E A ACADEMIA

Academia de Platão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Academia de Platão (Academia Platônica, Academia de Atenas ou Academia Antiga) é nome da escola fundada por este filósofo, aproximadamente em 387 a.C., nos jardins localizados no subúrbio de Atenas, consagrados ao herói Academos.

ARISTÓTELES E O LICEU

Aristóteles
A Vida e as Obras
Este grande filósofo grego, filho de Nicômaco, médico de Amintas, rei da Macedônia, nasceu em Estagira, colônia grega da Trácia, no litoral setentrional do mar Egeu, em 384 a.C.

Classe Bosta

 

Naturalmente a Rede Cognata faz todas aquelas variações.

·       Turística = BOSTA = ECONÔMICA = TESPESTADE = TORMENTA = BONITA = DANADA = VAGABUNDA = BENTA = TONTA = VOLTISTA = BRASILEIRA e segue;

·       Classe = GRUPOS = COMUNS = CRIMINOSOS = CAMPÕES e segue.

Enfim, classe turística = CLASSE ECONÔMICA = CLASSE BOSTA = GRUPO VAGABUNDO, como está no texto.

PRIMEIRA CLASSE (Classe A, dos ricos, a que se achegam os médio-altos e pela qual suspiram os médios, os pobres ou médio-baixos e os miseráveis) = SENHOR ADÃO = SONHO COMUM e segue.


OS BOSTAS NA SUA CLASSE (somos todos nós outros, os manés)

[Remorso de ser pobre]

Enfim, a classe turística é a das multidões e lá não se pode ficar com “não me toques”, com separações – é tudo misturado mesmo, mestiçado. Se você quer privacidade e separação deve trabalhar muito mais para pagar os preços elevados da identidade.

O isolamento custa caro, principalmente num mundo cada vez mais lotado de gente, que já vai atingir 7,0 bilhões de indivíduos.

ISOLAMENTO SEMPRE CUSTOU CARO


Vitória, quinta-feira, 07 de dezembro de 2006.

Cavalaria ou A Sociedade do Cavalo

 

UMA PARELHA

CAVALO PESSOAL
CAVALO AMBIENTAL
Dos ricos e das elites
Dos pobres e do povo
  1. Dos indivíduos;
  2. Das famílias;
  3. Dos grupos;
  4. Das empresas;
  1. Das cidades-municípios;
  2. Dos estados;
  3. Das nações;
  4. Do mundo.
Os ricos não necessitam de consórcio, podem fazer por si mesmos.
Os pobres não poderiam sozinhos ter, porisso os governos devem fornecer as oportunidades.

UMA QUADRIGA (quatro cavalos; os dois de antes e estes dois)

CAVALO REAL
CAVALO VIRTUAL
Em haras
Na Internet
Familie Baertsoen-Kelderman: Manon,Geert,Geertrui & Bernard.

É claro que os ricos, individualmente, podem criar cavalos, um ou vários; mas acaso se juntem podem ir muito mais longe (assim beneficiando os pobres, através do governo), tanto real quanto virtualmente, reunindo os milhares, milhões de aderentes através do mundo. Como vimos de ver em vários artigos os cavalos nos deram - aos cro-magnons - alcance e domínio do mundo muito mais longe mais rápido, enquanto com os cachorros apenas teríamos conquistado mais devagar.

É-lhes devido tributo pesado mesmo, constante, pois esse (e os cães) instrumento tornou a humanidade poderosa, vitoriosa amplamente.

Vitória, quarta-feira, 06 de dezembro de 2006.