Clubescola
Com base naquela partição da Curva do
Sino que diz que 1/40 ou 2,5 % estão em cada extremidade podemos adiantar um
instrumento de mobilização, agora que existem a Internet (desde 1989 no mundo e
desde 1995 no Brasil) e a telefonia universal.
SIM
DA CURVA
|
|
Numa população de 400 mil, que é da
ordem de grandeza de Vitória, Espírito Santo, existirão 1/40 ou 10 mil pessoas
superpreocupadas com educação e escolas. O grau de compromisso vai aumentando
desde a primeira até a quinta potência (central) ou (1/40)5.
DESSE
JEITO NA POPULAÇÃO MUNDIAL DE 6,4 BILHÕES (diminuí para ser divisível por 4)
POTÊNCIA
|
POTENCIAL
|
1
|
160 milhões
|
2
|
4 milhões
|
3
|
100 mil
|
4
|
2.500
|
5 (condutores)
|
> 60 indivíduos
|
Observe que metade não é interessada;
e da metade que sobrar metade pode ser considerada gente nova ou velha demais.
De qualquer modo, sobrariam de SUPERINTERESSADOS 15 pessoas.
Veja só que potencial enorme
(constantemente renovável, pois vão nascendo pessoas sempre): 160 milhões podem
se unir em todas as línguas como um consórcio universal pró-educação via
Internet dentro de suas casas, nos escritórios, nos consultórios, nas fábricas,
nas repartições e em toda parte mesmo nas horas vagas, se capitaneados pelos
governempresas e grupos-tarefas interessados. É o tal do “teletrabalho” por uma
boníssima causa.
Eis aí: podem criar um CLUBE-ESCOLA em
cada cidade, começando de modo muito simples e evoluindo mesmo para ser um
clube onde os amantes da educação “presencial” e distante possam se reunir para
combinar iniciativas. Clube completo, com tudo que tem direito.
Vitória, quinta-feira, 07 de dezembro
de 2006.
TELE-ESCOLA
PARA ENSINO-À-PROXIMIDADE
(proporcionada pela Internet e o videofone ou videoconferência)
|
Uma solução na
autenticação de usuários para ensino à distância
Mauricio Fiorese
Profa. Dra. Liane M. R.
Tarouco (orientadora)
mfiorese@inf.ufrgs.br
Resumo
Este
trabalho objetiva o estudo de diferentes estratégias e técnicas de
autenticação de usuários com vistas a se determinar quais podem ser
integradas em um ambiente de educação à distância. Buscar-se-á aquelas que
sejam factíveis de utilização, seja pelo custo ou quantidade de equipamentos
extras envolvidos, seja pela simplicidade operacional ou pelo grau de certeza
das medidas efetuadas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário