domingo, 3 de junho de 2018


Clubescola

 

Com base naquela partição da Curva do Sino que diz que 1/40 ou 2,5 % estão em cada extremidade podemos adiantar um instrumento de mobilização, agora que existem a Internet (desde 1989 no mundo e desde 1995 no Brasil) e a telefonia universal.

SIM DA CURVA


Numa população de 400 mil, que é da ordem de grandeza de Vitória, Espírito Santo, existirão 1/40 ou 10 mil pessoas superpreocupadas com educação e escolas. O grau de compromisso vai aumentando desde a primeira até a quinta potência (central) ou (1/40)5.

DESSE JEITO NA POPULAÇÃO MUNDIAL DE 6,4 BILHÕES (diminuí para ser divisível por 4)

POTÊNCIA
POTENCIAL
1
160 milhões
2
4 milhões
3
100 mil
4
2.500
5 (condutores)
> 60 indivíduos

Observe que metade não é interessada; e da metade que sobrar metade pode ser considerada gente nova ou velha demais. De qualquer modo, sobrariam de SUPERINTERESSADOS 15 pessoas.

Veja só que potencial enorme (constantemente renovável, pois vão nascendo pessoas sempre): 160 milhões podem se unir em todas as línguas como um consórcio universal pró-educação via Internet dentro de suas casas, nos escritórios, nos consultórios, nas fábricas, nas repartições e em toda parte mesmo nas horas vagas, se capitaneados pelos governempresas e grupos-tarefas interessados. É o tal do “teletrabalho” por uma boníssima causa.

Eis aí: podem criar um CLUBE-ESCOLA em cada cidade, começando de modo muito simples e evoluindo mesmo para ser um clube onde os amantes da educação “presencial” e distante possam se reunir para combinar iniciativas. Clube completo, com tudo que tem direito.

Vitória, quinta-feira, 07 de dezembro de 2006.

 

TELE-ESCOLA PARA ENSINO-À-PROXIMIDADE (proporcionada pela Internet e o videofone ou videoconferência)

Uma solução na autenticação de usuários para ensino à distância
Mauricio Fiorese
Profa. Dra. Liane M. R. Tarouco (orientadora)
mfiorese@inf.ufrgs.br
Resumo
Este trabalho objetiva o estudo de diferentes estratégias e técnicas de autenticação de usuários com vistas a se determinar quais podem ser integradas em um ambiente de educação à distância. Buscar-se-á aquelas que sejam factíveis de utilização, seja pelo custo ou quantidade de equipamentos extras envolvidos, seja pela simplicidade operacional ou pelo grau de certeza das medidas efetuadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário