domingo, 16 de setembro de 2018


Epidemiologia Psicológica

 

Veja a classificação do modelo pirâmide, o que chamei de INDICIADOR EPISTEMOLÓGICO, indicador do Conhecimento.

INDICA/AÇÃO (ato permanente de indicar: por mais que me debruce sobre ela, sempre há coisas novas) – a Matemática sempre esteve em tudo, mesmo quando as pessoas não sabiam.

NATUREZA
PRIMEIRO VIERAM OS SIMPLES
(Conhecimentos baixos: sentimentais, indução ligeira)
DEPOIS VIERAM OS COMPLEXOS
(Conhecimentos altos: racionais, dedução segura)
CIÊNCIAS-TIPO
Todos os patamares se repetem.
Arte
Magia
 
Religião
Teologia
Ideologia
Filosofia
Técnica
Ciência
N.O
 
Físico-Química
N.1
Biologia-p.2
N.2
Psicologia-p.3
N.3
Informática-p.4
N.4
Cosmologia-p.5
N.5
Dialógica-p.6
Matemática

Não somos mais da Vida (fungos, plantas, animais, primatas) geral, somos da Razão geral, porisso não somos animais como quer a quase generalidade dos postulantes, somos racionais, psicológicos. Daí não serem nossas crises biológicas-p.3, elas são psicológicas-p.3 com alastramento característico da psicologia, através principalmente da fala e dos gestuais.

ESTUDANDO A RACIONALIDADE (estudei essas coisas-causas no MCES Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens, vá ler)

HUMANOS
TEMPO
ESTUDOS
NEMAY (Neandertais de Eva Mitocondrial + Adão Y)
300 mil anos
Quase nenhuns.
CROM (cro-magnons)
80 mil anos
A fundo, poucos.
Temporalização, agora chamada linha do tempo.
68 mil anos antes de Jericó.
De Jericó há 12,0 mil anos à escrita.
5,5 mil anos deste a escrita (isso é um tiquinho melhor compreendido).

Por quê a razão humana adoece?

Por quê endoidamos, as pessoambientes, os governempresas, as políticadministrações?

Os estudos psicológicos desde antes de Freud não apontaram completamente, fixaram-se na menor das pessoas, o indivíduo, mesmo assim atacando o problema somente através da fala e não da totalidade das manifestações. A abordagem não foi plenamente racional.

QUAL DELES INVESTIGOU AS DOENÇAS PSICOLÓGICAS TODAS DAS PESSOAMBIENTES, A PROPAGAÇÃO EPIDÊMICA E PANDÊMICA? (ninguém propôs teorias do adoecimento das pessoas e dos ambientes – por quê uma empresa enferma e se desagrega?)

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http://www.tatikarinya.com.br/wp-content/uploads/2011/03/freud.jpg
Freud
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Jung tratou do inconsciente coletivo.
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Reich olhou as massas.
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Piaget se voltou para a educação.
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Fromm virou-se para a sociologia.
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Skinner foi buscar transientes repetitivos nos animais.
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Lacan
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Gustave Le Bon foi o único que se colocou na direção e no sentido certos, mas foi ridicularizado.

ALGUMAS PSICOLOGIAS INADVERTIDAS (TUDO que o ser humano faz é psicológico)

PSICOLOGIAS
PROCURE PENSAR NO QUE ELAS ESTUDAM
(investigam o ser humano)
ADMINISTRAÇÃO
 
ARQUITETURA
 
CONTABILIDADE
 
DIREITO
 
ECONOMIA
 
ENGENHARIA
 

 AS TÉCNICAS PSICOLÓGICAS

TÉCNICAS ALTAS (ciências)
CIÊNCIAS BAIXAS (técnicas)
Físico-Química
Engneharia-X1
Biologia-p.2
Medicina.X2
Psicologia-p.3
Psiquiatria-X3
Informática-p.4
Cibernética-X4
Cosmologia-p.5
Astronomia-X5
Dialógica-p.6
Discursiva-X6

Como começa uma crise na Engenharia geral, alguém saberia dizer? O que faz sucumbir os paradigmas ou programas anteriores dela? O que instala o pânico na disciplina? O que rebenta com as projeções calmas da Ideologia? O que desagrega a lenta extração e a expropriação consentida na Medicina?

Ninguém sabe dizer.

O que as pessoas andaram fazendo?

As pessoas não estudaram as EPIDEMIAS PSICOLÓGICAS e, portanto, não sabem dizer nada de EPIDEMIOLOGIA PSICOLÓGICA, quer dizer, como se preparar para combater doenças.

EPIDEMIOLOGIA (no dicionário eletrônico Houaiss)

Substantivo feminino
Rubrica: medicina.
Ramo da medicina que estuda os diferentes fatores que intervêm na difusão e propagação de doenças, sua frequência, seu modo de distribuição, sua evolução e a colocação dos meios necessários a sua prevenção.

Veja, da medicina, não da psicologia, não existe uma epidemiologia psicológica, da razão.

COMO OS NEGÓCIOS HUMANOS ADOECEM?

Doenças da ADMINISTRAÇÃO
Doenças da ARQUITETURA
Doenças da CONTABILIDADE
Doenças da DIREITO
Doenças da ECONOMIA
Doenças da ENGENHARIA

O ENLOUQUECIMENTO DA GRÉCIA (como lugares aparentemente em total paz “da noite parra o dia” ficam perturbados e endoidam?)

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A Grécia pirou porque gastou mais do que ganhava, viveu do prazer, agora está pagando o preço. Ninguém estudou os ciclos de prazer-dor (nem de qualquer par polar oposto-complementar).

OS CICLOS DE PRAZER-DOR (endividamento externo; não é só o Brasil que dormiu em “berço esplêndido”)

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Como está sendo posto no livro 44º A Psicologia da Moeda, a moeda é mente, é racionalidade e quando a razão se desequilibra, a moeda adoece também.

Ninguém estudou efetivamente as crises de todas as pessoambientes nem, especificamente, propôs MÉTRICA CLASSIFICATÓRIA para denúncias automáticas de perigo. Confiamos que alguns saberiam identificar, mas como o caso ENRON provou os ratos é que vigiavam o queijo.

Serra, domingo, 04 de novembro de 2012.

Epidemia Psicológica

 

O ESTOPIM DA BOMBA (O DISPARADOR) E A BOMBA DO ESTOPIM (A PREPARAÇÃO DESASTROSA DE ANTES)

Segunda-feira, Fevereiro 14, 2011
Tunísia e Egito: crise alimentar foi o combustível da ira popular - Michael R. Krätke.
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Mundo
Vermelho - 14 de Fevereiro de 2011 - 18h17
Os distúrbios rebentaram depois de meses de inflação nos preços dos alimentos. Ambos os países se converteram nos precursores de uma nova crise alimentar mundial.
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Os pirado-quedistas descem.
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Guerras não são propriamente as crises, são as fotografias das crises.

Tendo acumulado na barragem da sócioeconomia um furinho de nada já faz a água dos problemas irromper parar além das soluções antigas: resulta uma enchente de proporções geo-históricas catastróficas num prazo relativo muito breve, digamos 10/1 (100 anos de oportunidades parra 10 anos de crises; ou, na Segunda Guerra Mundial, que durou seis anos, 60 anos de oportunidades ou o que tenha sido realmente – nem tudo foi resolvido pela Primeira Guerra Mundial, muito ficou em estoque).

EPIDEMIA (por vezes vira pan-demia, atinge a todos, como a II Guerra Mundial) – Houaiss eletrônico.

EPIDEMIA
Substantivo feminino
1       Rubrica: medicina.
Doença de caráter transitório, que ataca simultaneamente grande número de indivíduos em uma determinada localidade.
2      Rubrica: medicina.
Surto periódico de uma doença infecciosa em dada população e/ou região
Ex.: e. de caxumba
3      Derivação: por extensão de sentido.
Aumento do número de casos de uma doença ou de um fenômeno anormal
Exs.: e. de intoxicações
e. de suicídios
4      Derivação: por extensão de sentido, sentido figurado.
Generalização rápida e ampla de um modismo
PANDEMIA
Substantivo feminino
Rubrica: medicina.
Enfermidade epidêmica amplamente disseminada

Não é de fundo biológico-p.2, é de fundo psicológico-p.3, racional e não vital. Atinge nossa razão, que cambaleia mais ou menos fortemente, por vezes alucinando e capotando mesmo. Num momento o corpomente pessoambiental políticadministrativo governempresarial está relativamente bem, no instante seguinte o envenenamento progressivo e não-sentido entra em “massa crítica”, rompe as barreiras celulares-psicológicas e derrama do lado de fora.

Num minuto está tudo bem e noutro entra em cena a disrupção, o descarrilamento do trem psicológico, a ebulição racional.

ROMPENDO OS PARADIGMAS DA CONTINUIDADE

POPPER
KAHN
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http://www.madrimasd.org/blogs/universo/wp-content/blogs.dir/42/files/159/o_Thomas%20Khun%20y%20Cambios%20de%20Paradigma.jpg
Uniformidade da frente tecnocientífica: a confiança afasta os divergentes.
Catástrofe da frente tecnocientífica: a confiança vai pro brejo.
Uniformidades cognitivas.
Catástrofes cognitivas.
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Se você testar continuamente e não encontrar nenhum fantasma na máquina é porque eles não existem.
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O fantasma está apenas esperando a máquina certa para se encaixar e produzir resultados palpáveis.
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Conjuntos ou sociedades fechadinhas não reconhecem as moscas.
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Confusão é um não-convidado que vem com fome à festa.

Aquilo que não era para acontecer, a doença que corrói a uniformidade, acontece: você sente uma dorzinha...

E, por vezes, começa uma infestação, como a de carrapatos que atacou Silas: começou com um só, apareceu a mãe-dos-sacanas, ficamos doidos um mês, foram centenas, empesteou a casa.

EPIDEMIA E PANDEMIA

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Uma notícia mal colocada...
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http://n.i.uol.com.br/licaodecasa/ensmedio/geografia/pandemia.gif
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... e lá se foi a paz.

A novidade do modelo pirâmide é que SEMPRE vai acontecer: dado um conjunto qualquer em ciclo, o fechamento é o anúncio de uma crise acontecida.

Como sempre, os psicólogos não estudaram o alastramento psicológico (embora os biólogos tenham exemplos transportáveis: chamei-os “transientes”, os que transitam).

Serra, sábado, 03 de novembro de 2012.

Ensinaprendizado dos Embates

 

Como está posto no modelo pirâmide, não se trata só de ensino de respostas prontas pelos professores representantes do sistema, deve ser aberto espaçotempo aos alunos e sua inquietação porque, quando nada, eles TÊM SENTIDO DE SI, percepção do que são ou imaginam ser e de até onde pretendem chegar.

ENSINAPRENDIZADO (pós-contemporizado, trazido para além de 1991)

ENSINO
ENSINAPRENDIZADO
APRENDIZADO
Vindo do passado que está morrendo.
Respondendo mecanicamente ao presente.
Vindo do futuro que está por nascer.
Estático
Mecânico
Dinâmico
Professores representantes do estabelecimento (establishment) capitalista.
Alunos representantes de si mesmos e da inquietação normal (embora pais e mães pensem que falam por eles), da desordem.
Ordem
Caos
Silêncio
Burburinho
Reprodução (produção de mais passado e obediência à extração antiga pelos mortos).
Desprodução do antigo (produção de outro apossamento pelos que se encaixarão).
PROFESSORES
ALUNOS
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Repetição
Novidades

Embora o darwinismo - que quer a todo custo vencer e afastar as oposições - fale em LUTA pela sobrevivência dos mais aptos, já vimos que o AUXÍLIO também é provido (e é o que vem salvando a humanidade) e que há um forçamento em favor do uniformitarismo, a superafirmação do uniforme, o que não é de modo nenhum incompreensível. Se as classes tenentes, que têm, querem continuar a ter, devem afastar os competidores presumidos, isto é, todos que poderiam lutar. Elas se preparam e preparam os seus para a luta, mas falam em pacificação.

E embate não quer dizer luta, enfrentamento, é apenas preparação para as catástrofes. Os que não têm e desejam ter apostam na catástrofe, mesmo que seja a possibilitadora da nova ordem.

Evidentemente o passado está momento no presente, onde se encontra com o futuro (professores com alunos) nascente. Os professores ensinam apenas o passado, eles não estarão embatendo no futuro, pois estão se preparando para morrer, não podem pretender assumir a direção-sentido. Como são adultos e os alunos são crianças mais ou menos velhas, tiranicamente os professores se apoderam da direção-sentido das coisas.

Impõe um currículo, uma grade (o nome já diz tudo) curricular que prende ao que já foi, ao que está desaparecendo enquanto eficácia.

Isso não pode estar certo.

E não está mesmo, precisamos mudar.
Serra, sábado, 17 de novembro de 2012.