quarta-feira, 23 de maio de 2018


Escola Multissegmentada

 

Já falei bastante de escolas, que é um tema do qual gosto demais. A escola mais ampla seria aquela que abrangesse o Conhecimento:

·       Escola de Magia e Escola de Arte;

·       Escola de Teologia e Escola de Religião;

·       Escola de Filosofia e Escola de Ideologia:

PONTESCADA CIENTÍFICA
PONTESCADA TÉCNICA
Departamento de Física-Química
Departamento de Engenharia-X1
Departamento de Biologia-p.2
Departamento de Medicina-X2
Departamento de Psicologia-p.3
Departamento de Psiquiatria-X3
Departamento de Informática-p.4
Departamento de Cibernética-X4
Departamento de cosmologia-p.5
Departamento de Astronomia-X5
Departamento de Dialógica-p.6
Departamento de Discursiva-X6

·       Escola de Matemática.

ESCOLAS PRÁTICAS DAS 6,5 MIL PROFISSÕES (em vários subgrupos que devemos ainda identificar): cada caixa representa 100 profissões.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

ESCOLAS DA PROTEÇÃO

·       Escola do Lar;

·       Escola do Armazenamento;

·       Escola da Segurança;

·       Escola da Saúde;

·       Escola dos Transportes.

E assim por diante para abranger todo o modelo.

Seria a maior escola de todas, com milhares de classes atingindo todos os modos de conhecer. Um fenômeno mundial, que por ser tão grande só poderia provavelmente ser sustentada por um consórcio de governos e empresas num espaço muito grande tanto horizontal quanto vertical, e com recursos fantásticos, porque ainda haveria expansão a todos os cruzamentos ou combinações.

Em resumo, agora com o modelo podemos realmente pleitear atingir TODO O CONHECIMENTO, não somente humano como de todos os racionais em todos os mundos possíveis e imagináveis, o que constituiria na Terra uma ESCOLA UNIVERSAL no pleno sentido da palavra.

Vitória, sexta-feira, 03 de novembro de 2006.

Escola de Pébola

 

DO INGLÊS:

·       Foot, pé:


·       Ball = bola:


·       Futebol = PÉ-BOLA (nome aportuguesado):


Assim, adaptei à nossa língua não para nacionalizar – pois como a ciência e tantas coisas o futebol não pode assumir feição nacionalista-ufanista -, mas para fazer avaliação mais intimista e interessada dessa paixão nacional-brasileira.

Para começar, conceitualmente está tudo errado, porque não se joga com o corpo e sim com a mente: dominante é a mente, coadjuvante é o corpo. O principal no futebol é pensar. Devem-se analisar os pés não somente do lado de fora, no corpo, como também na mente, a conexão do homúnculo motor-sensorial que cuida da ligação pé-mente, das facilidades próprias e das dificuldades inerentes.

ESCOLA PARA TODOS

·       PARA AS PESSOAS:

1.        Para os indivíduos:

a)     Para os jogadores-atletas;

b)     Para os técnicos;

c)      Para os dirigentes;

d)     Para os acionistas-sócios;

e)     PARA OS ESPECTADORES;

f)       PARA OS TELESPECTADORES;

g)     PARA OS AFICCIONADOS-FÃS;

h)     Para todos os demais;

2.       Para as famílias;

3.      Para os grupos;

4.      Para as empresas;

·       PARA OS AMBIENTES:

5. para as (e nas) cidades-municípios;

6. para os (e nos) estados;

7. para as (e nas) nações;

8. para os (e nos) mundos (a reunião de todos, claro, chama-se Copa do Mundo).

Em resumo, ver o futebol como escola desde o pré-primário, passando pelo 1º grau, pelo 2º grau, pelo curso universitário, pelo mestrado, pelo doutorado até chegar ao pós-doutorado e além, pois o futebol é uma grande coisa para o povo e as elites, para toda a nação ou cultura.

Vitória, sábado, 28 de outubro de 2006.

Entre a Bola de Fogo e a Bola de Gelo

 

Os cientistas falam em “bola de neve” ou “bola de gelo”; fui eu a introduzir isso de “bola de fogo” como o outro extremo do par polar oposto-complementar.

A SOMA ZERO OU CURVA DO SINO


OS DOIS LADOS DO CAMPO

BOLA DE NEVE
(Frio)
 
 
 
 
 
 
BOLA DE FOGO
(Quente)

Há oscilações que pouco dependem da presença de Vida e muito menos ainda da Vida-racional, pois vieram acontecendo desde o começo do mundo há 4,5 bilhões de anos.

É uma curva para cima e para baixo: quanto esquenta um tanto acima da média (quartil superior) é uma “bola de fogo” e quando esfria um tanto abaixo da média (quartil inferior) é uma “bola de gelo”. Desde a mais recente glaciação estamos esquentando permanentemente, sem que a presença humana influencie muito; queremos porque queremos “ter significado” na mecânica planetária, mas ainda estamos esquentando, o planeta todo. Tão simples quanto isso.

SIMPLESMENTE OSCILA (as energias envolvidas são milhões de vezes as que a humanidade pode manipular)


Vitória, domingo, 05 de novembro de 2006.

 

TERRA COMO BOLA DE NEVE OU BOLA DE GELO

Terra Bola de Neve

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Há 600 milhões de anos a Terra passou por um período glacial tão forte que ficou completamente coberta por glaciares.

Uma visão da evolução da Terra (imagem U. Bristol)Terra terá sido uma bola de gelo no seu passado longínquo

2006-11-02

O campo magnético da Terra permanece inalterado há mais de dois mil milhões de anos, o que parece confirmar a hipótese de que o planeta foi num passado longínquo uma gigantesca "bola de neve", revela hoje a revista "Nature". Uma visão da evolução da Terra (imagem U. Bristol)
02/11/2006 - 14h25
Terra teria sido "bola de neve" no passado, diz estudo
Da France Presse, em Paris
O campo magnético da Terra quase não se modificou nos últimos 2 bilhões de anos, o que confirma a hipótese, até agora difícil de ser verificada, de que o planeta azul já foi uma gigantesca "bola de neve", segundo um estudo publicado na edição desta quinta-feira da revista "Nature".

Engenhar a Nova Engenharia

 

Depois que entrei na engenharia na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) em 1972/2 comecei a pensar em “engenhar”, verbo de onde vem o nome.

ENGENHAR PARA O CONHECIMENTO

·       Para a Magia-Arte;

·       Para a Teologia-Religião;

·       Para a Filosofia-Ideologia;

·       Para a Ciência-Técnica:

1.        Para Físico-química e para Engenharia/X1;

2.       Para Biologia-p.2 e para medicina/X2;

3.      Para Psicologia-p.3 e para Psiquiatria/X3;

4.      Para Informática-p.4 e para Cibernética/X4;

5.      Para Cosmologia-p.5 e para Astronomia/X5;

6.      Para Dialógica-p.6 e para Discursiva/X6;

·       Para a Matemática.

A minha questão era avançar pensando e não meramente fazendo; introduzir uma teoria pedagógica da engenharia. Desde então cheguei à compreensão de que a engenharia é uma psicologia, como tudo é: ela trata de almas e não de corpos, pois o ser humano é principalmente espírito. Pensar a nova engenharia é vê-la como programação psicológica:

·       Das figuras ou psicanálises (relativa à bandeira da proteção):

a)     Engenharia do lar;

b)     Engenharia do armazenamento;

c)      Engenharia da segurança;

d)     Engenharia da saúde;

e)     Engenharia dos transportes:

e.1) pelo ar;

e.2) pela água;

e.3) pela terra/solo (acima, ao nível e abaixo);

e.4) pelo fogo/energia (pela fiação);

·       Dos objetivos ou psico-sínteses:

a)     ENGENHANDO os objetivos das PESSOAS:

a.1) dos indivíduos;

a.2) das famílias;

a.3) dos grupos;

a.4) da empresas;

b)     ENGENHANDO os objetivos dos AMBIENTES:

b.1) das cidades-municípios;

b.2) dos estados;

b.3) das nações;

b.4) dos mundos;

·       Das produções ou economias:

1.        A agropecuária-extrativismo é psicologia;

2.       As indústrias são psicologias;

3.      O comércio é psicologia;

4.      Os serviços são psicologias;

5.      Os bancos são psicologias;

·       Das organizações ou sociologias;

·       Dos espaçotempos ou geo-histórias.

Em resumo, como tudo mais a Engenharia geral está às vésperas de dar um salto para diante. Um salto super-revolucionário, aliás.

Vitória, segunda-feira, 30 de outubro de 2006.

 

VAMOS ENGENHAR (desde depois de 1972/2; no dicionário Aurélio Século XXI, na Encarta e na Internet)

[De engenho + -ar2.] V. t. d. 1. Idear, inventar, engendrar. 2. Traçar, maquinar, armar. 3. Fabricar ou construir artificiosamente. V. p. 4. Industriar-se. 
Engenharia
Engenharia, termo aplicado à profissão cujo conhecimento é aplicado na utilização eficaz dos materiais e das forças da natureza. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Engenharia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Engenharia é a atividade em que os conhecimentos científicos e técnicos e a experiência prática são aplicados para exploração dos recursos naturais, para o projeto, construção e operação de objetos úteis.

Duas Indústrias

 

CANECA DA FAMÍLIA

Em canecas de louça ou de plástico ou de que material for colocar fotos de pais e mães para os filhos ou dos filhos e filhas para os genitores, do núcleo familiar, da família ampla, de grupos de amigos, de encontros estudantis, de encontros empresariais, de congressos, de tudo mesmo: em canecas de café, de chope, de toda espécie.
Milhões de causas a abraçar: divulgação das buscas arqueológicas, paleontológicas, geológicas; proteção dos animais; criação de santuários ecológicos; defesa das minorias e assim por diante.

LIXO-MOTIVADO

Devido à inércia de minha família ampla não pegamos o lixo logo no início, como eu queria 25 anos atrás; mas sempre é tempo.
Agora já há lixeiras de todos os tipos, tamanhos, formatos, materiais de composição, modos de manter e entregar os resíduos e assim por diante e não é por aí que entraremos por enquanto.
Lixeiras públicas
Elaboração: junho de 1997
Implantação: executado 1998
Conceito: Com o intuito de padronizar o mobiliário urbano, projetamos um coletor de lixo de fácil identificação e utilização pela população.

PAISAGENS

Vitória, sexta-feira, 03 de novembro de 2006.