Pôncio Pilatos Governador da Judéia
INVESTIGAÇÃO
DAS FIGURAS EM VOLTA DE CRISTO
(por ser Jesus tão grande ninguém nunca se preocupou em humanizar – no bom e no
mal sentido – os seres humanos em volta dele). Digamos 100, sendo 12 os
apóstolos, mais algumas figuras principais, os 50 principais, e o resto “para
encher lingüiça”, como diz o povo, atores coadjuvantes e figurantes.
Só depois será possível
fazer abordagem convincente.
Será que um diretor contemporâneo de
cinema se satisfaria com uma apresentação tão fraca dos personagens laterais? É
preciso desenvolver cada um até o limite do verídico.
VERDADE
RESTAURADA (com o
auxílio de psicólogos). Um grupo-tarefa universal das igrejas e de todos os
interessados em reconstruir as personalidades o mais próximo do real
sustentável.
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Figuras
ou psicanálises dos 100;
·
Objetivos
ou psico-sínteses dos 100;
·
Produções
ou economias dos 100;
·
Organizações
ou sociologias dos 100;
·
Espaçotempos
ou geo-histórias dos 100.
Isso demandará décadas até
o primeiro filme convincente.
E 30 anos depois viria a primeira
refilmagem (remake) com os novos recursos acrescentados na geração precedente.
Vitória, terça-feira, 15
de agosto de 2006.
PÔNCIO
PILATOS
Pôncio Pilatos
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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Pilatos, Pôncio (século I),
procurador da província imperial da Judéia do ano 26 até o 36. É conhecido
por sua intervenção no julgamento e na execução de Jesus. No ano 36 foi
chamado a Roma e, segundo o teólogo Eusébio da Cesaréia, acabou se
suicidando. Microsoft ® Encarta ®
Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos
os direitos reservados.
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Archivo Iconografico S.A./Corbis
Cristo
frente a Pôncio Pilatos
Assustado com a ameaça das graves
desordens que iriam surgir após a libertação de Cristo, o governador da
Galiléia, Pilatos, cedeu à exigência dos acusadores de Jesus, condenando-o à
morte. Microsoft ® Encarta ®
Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos
os direitos reservados.
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PÔNCIO PILATOS
Pôncio Pilatos é um personagem bem
conhecido em todo o cristianismo, tanto entre protestantes, católicos ou
ortodoxos. O seu nome foi incluído no antigo Credo Romano, conhecido como
Credo dos Apóstolos e está para sempre ligado à morte de Jesus Cristo, “....padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado...”
A ideia que temos desde crianças é que Pilatos foi o “homem mau” que
matou a Jesus.
Irá parecer certamente estranho um
estudo sobre este homem tão contraditório.
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Diante de seus juízes, o acusado se cala
Questionado por Pilatos, Jesus
poderia ter dito "não" e seria, certamente, libertado. Mas ele não
disse nada, o que provocou o espanto do juíz
Jesus teve um processo justo? Do
ponto de vista estrito do direito romano, não há nenhuma ressalva a fazer
sobre a forma como a audiência transcorreu. Esclarecimento sobre os atores do
drama.
PARA CONHECER MAIS
Yann Le Bohec é autora de César,
chef de guerre (éd.du Rocher, 2001), de L`Armée romaine du Haut-Empire
(Picard, 2002) e de Histoire militaire des guerres puniques (ed. du Rocher,
2003).
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O Messias
A chegada
de um Messias
Havia entre os judeus, povo quase
sempre submetido às crueldades do destino, uma crença muito forte de que um
dia lhes viria dos céus um Messias, um Salvador, para livrá-los das
desgraças. Assim, não raro, aparecia alguém, um iluminado, dizendo-se ser um desses
enviados de Deus. O próprio Jesus alertou o seu povo em razão da abundância
desses falsos profetas e charlatães que se diziam os verdadeiros messias.
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JESUS CRISTO
Profeta,
que muitos dizem ser o Messias: c.06 a.C. – c.30 d.C
QUANDO TUDO ACONTECEU...
c.6 a.C.: Nasce Jesus, em Belém. Correm
profecias de que ele é o Cristo, o Messias, o futuro rei dos Hebreus. Em
consequência, Herodes manda matar todas as crianças daquela cidade. A família
de Jesus foge para o Vale do Nilo. - c.2
a.C.: Morre Herodes. A família de Jesus regressa à Galileia. - c.1: Jesus, menino, discute o Reino de Deus com os rabinos da
Sinagoga. - 18: Caifás,
sumo-sacerdote em Jerusalém. - c.24: No
rio Jordão o profeta João baptiza Jesus. Este inicia a sua pregação pela
Galileia e Jerusalém.
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